Durante a apresentação da nova estratégia Racing Green com a qual a Aston Martin pretende se tornar uma das primeiras marcas de super luxo em mobilidade elétrica e sustentável, a empresa britânica confirmou o programa de eletrificação que a levará a oferecer uma gama de veículos Sport/GT e SUVs totalmente eletrificados até 2030.

Para isso, a Aston Martin planeja lançar o Valhalla, o primeiro carro da marca a ser equipado com um conjunto híbrido plug-in, no início de 2024. Em 2025, no entanto, o primeiro modelo de emissão zero deve estrear no mercado, enquanto até 2026 todos os modelos do portfólio estarão disponíveis com uma variante eletrificada.

Um desconhecido absoluto

Embora a Aston Martin ainda não tenha divulgado nenhuma informação oficial sobre qual será o primeiro modelo totalmente elétrico, de acordo com o que foi comunicado pelo CEO Tobias Moers os técnicos da marca inglesa estão realizando o desenvolvimento aplicando o know-how técnico no campo da eletrificação da Mercedes.

Galeria: Aston Martin Valhalla

A marca da estrela, que já fornece os motores V8 para os modelos da linha atual, teria de fato disponibilizado os componentes elétricos posteriormente calibrados especificamente pelos engenheiros da Aston Martin, e poderia até mesmo compartilhar com a empresa inglesa a plataforma EVA2 na qual o sedã de luxo movido a bateria EQS é produzido.

Os caminhos da Aston Martin para seu primeiro modelo elétrico poderiam ser essencialmente duplos. O primeiro poderia coincidir com a retomada do projeto do sedã Rapide E que, quase pronto para a produção em série, tinha sido cortado. A segunda poderia envolver o desenvolvimento de um SUV, assim como a Lotus fez com o Eletre, ressuscitando a marca Lagonda.

Estratégia verde da Aston Martin Racing

O que já sabemos

Embora ainda não haja notícias sobre o veículo 100% elétrico de 2025, a Aston Martin tem sido mais generosa com o híbrido: já mostrou várias fotos e lançou algumas informações sobre o hipercarro Valhalla, que combina um Mercedes AMG V8 de duas turbinas com um motor elétrico para uma potência total de 937 cv e torque máximo de 102 kgfm. O conjunto de baterias deve proporcionar um alcance de até 15 km em modo de emissão zero.