A Audi é uma das marcas mais ativas em termos de eletrificação. A partir de 2026, todos os carros novos da marca serão movidos a bateria, com o objetivo de tirar de linha definitivamente todos modelos equipados com motores a combustão até 2033.

Nesta perspectiva "radical", o recente discurso do CEO da Audi, Markus Duesmann, que durante a Ludwig Erhard Summit, dedicada às questões econômicas e políticas internacionais, declarou que apoiava a extinção de incentivos para carros híbridos plug-in na Alemanha.

Galeria: Audi urbansphere concept

Fim do incentivo para híbridos plug-ins

Atualmente, na Alemanha, há bônus de até 9.000 euros para a compra de um carro elétrico e 6.750 euros no caso de um híbrido plug-in. Duesmann aboliria esta segunda "fatia" de incentivos para alocar mais fundos para carros movidos a bateria.

Seu comentário surge no dia em que o ministro Giovannini falou no Electric Days, afirmando que "o carro elétrico é um dos investimentos que não iremos lamentar, porque o mercado está indo nessa direção"

Importância da infraestrutura

Voltando ao discurso de Duesmann na cúpula alemã, o CEO da Audi ressaltou o compromisso da marca com o desenvolvimento de um futuro de emissão zero, enfatizando o quanto é importante neste momento acelerar os processos de desenvolvimento da infraestrutura de apoio ao carro elétrico, também e acima de tudo com foco em renováveis. Tudo isso enquanto tenta explorar todas as formas de mobilidade limpa, incluindo o hidrogênio.

Duesmann então dedicou parte de seu discurso às repercussões da guerra na Ucrânia no mercado e agradeceu aos trabalhadores ucranianos pelo compromisso de não interromper a produção e, portanto, o fornecimento de componentes.

Mobilidade individual

Ao lado de Duesmann, a cúpula também contou com a presença de Hildegard Wortmann, executivo de marketing e vendas da Audi, que enfatizou a necessidade de moldar um futuro diferente, preservando os recursos naturais e mitigando as mudanças climáticas. Para isso, a Audi está trabalhando para tornar a mobilidade individual o mais sustentável possível.

Para isso, segundo Wortmann, todo o sistema de mobilidade elétrica deve ser fácil de abordar, desde o carro até a infraestrutura. Tudo isso respondendo às necessidades e perguntas do cliente final que, de acordo com as declarações de Wortmann, são cada vez mais orientados para a eletrificação.