Com a estreia do Audi Urbansphere Concept, a montadora premium alemã está apresentando um conceito similar a uma minivan elétrica que foi desenvolvida e pensada principalmente para as megacidades chinesas.
Depois do Grandsphere e o Skysphere Concept, o Urbansphere é o terceiro estudo dessa linha, que foi antecipado com um teaser em julho. A silhueta da imagem mostrada naquela época mostrava o que parecia ser um SUV ou uma minivan.
O fato de ser descrito como "urbano" não significava se tratar de um modelo compacto. Com um comprimento de 5,51 metros, o veículo é maior que qualquer modelo de produção da marca de Ingolstadt, superando até mesmo um sedã A8 L , que só chega a 5,32 metros.
O conceito gigante foi projetado de dentro para fora – com base nas necessidades dos clientes chineses, com quem os designers trabalharam diretamente juntos. Aparentemente, há um desejo de um ambiente funcional e com amplo espaço.
Diferentemente do Grandsphere Concept, que foi uma reinterpretação radical dos clássicos sedãs de luxo e do Skysphere, uma perua grande de teto aberto, o Urbansphere se apresenta como uma visão da mobilidade urbana do futuro, de veículos totalmente autônomos e que prometem interiores mais habitáveis.
Com proposta de vanguarda, o Audi Urbansphere Concept tem como centro das atenções a cabine. A proposta é de acesso fácil, graças as portas traseiras suicidas e à ausência de uma coluna B. Os ocupantes são recebidos por quatro assentos completamente individuais, sendo que os traseiras são reclináveis, incorporam apoios para os pés e têm sistema de som embutido. Além disso, os passageiros da segunda fileira de assentos desfrutam de uma enorme tela OLED.
Segundo a Audi, o conceito foi projetado como um veículo autônomo nível 4, mas que também pode ser conduzido manualmente. Uma vez selecionado o modo autônomo, o volante e os pedais ficam ocultos, a exemplo de outros carros-conceito do Grupo Volkswagen.
Montado sobre a plataforma PPE, que também serve a outros carros elétricos da Audi/Porsche, o Audi Urbansphere Concept possui um trem de força elétrico de motor duplo (um em cada eixo) que entrega 295 kW (401 cv) de potência máxima e 70,3 kgfm de torque combinado.
O conjunto de baterias tem 120 kWh de capacidade, o que lhe permite um alcance de 750 km pelo ciclo WLTP. A arquitetura elétrica de 800 volts garante carregamento a 270 kW de potência em corrente contínua, recuperando mais de 300 km WLTP em 10 minutos e indo de 5 a 80% em menos de 25 minutos.
Ainda não sabemos se o Urbansphere chegará ao modelo de produção, ainda é um pouco cedo para prever isso. No entanto, ele apresenta soluções interessantes que podem ser aproveitadas pela Audi, sem descartar um modelo de produção com perfil de mercado próximo ao do Mercedes-Benz EQV.
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