A Audi volta a comentar sobre um modelo urbano, mas desta vez estamos falando de um carro elétrico com porte subcompacto. Especulado há algum tempo, o futuro Audi de entrada foi citado por um executivo da montadora e chegará ao mercado nos próximos anos.

Enquanto o menor carro elétrico da Audi atualmente é o Audi Q4 e-tron, um SUV elétrico que mede 4,59 metros de comprimento, o futuro modelo elétrico de entrada brigaria no chamado segmento 'A' na Europa, os subcompactos. 

Galeria: Audi AI:ME

Olvier Hoffmann, diretor de desenvolvimento da Audi, destacou que todos os segmentos serão atendidos pela eletrificação:

"Vamos eletrificar todos os segmentos principais até 2027. Isso também inclui o segmento A, onde vemos claramente a necessidade de veículos premium no futuro." 

Como não havia planos concretos na Audi para um carro elétrico tão pequeno, ainda não podemos ver exatamente como poderia ser um modelo desses. As únicas pistas que temos são os conceitos Audi AI:ME Concept e Audi Urban Concept, este último mais antigo, de 2011. 

Ao mesmo tempo em que transforma sua linha de produtos, com foco cada vez maior nos carros elétricos, a Audi anuncia a aposentadoria de modelos pequenos como o A1 e o Q2, que não terão sucessores.

Nesse caso, a plataforma MEB de Grupo Volkswagen e sua variação para carros compactos (MEB Small), poderia ser uma opção para a marca alemã explorar melhor esse segmento com o lançamento de futuros carros elétricos. Mas o plano do carro compacto só deve ser colocado em prática quando a plataforma SSP ficar pronta, o que acontecerá por volta de 2026.

Por fim, o executivo também deixou no ar a possibilidade de um futuro A3 elétrico, que, caso realmente se concretize, não deve ficar pronto tão cedo. E diferentemente do A3 a combustão, derivado do VW Golf, este A3 zero emissões seria baseado no VW ID.3. 

Fonte: Automobilwoche