O Brasil finalmente pode receber uma etapa da Fórmula E, a categoria de carros elétricos de corrida, a partir de 2023. No último sábado (30), a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), firmou um acordo para trazer a etapa da competição zero emissão ao país. 

Parte do calendário oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a corrida está prevista para ocorrer no Sambódromo do Anhembi, três semanas após os desfiles do Carnaval.

Galeria: Formula E Gen3

O contrato foi assinado entre representantes da categoria, da Prefeitura de São Paulo, da SPTuris e da GL Eventos, empresa que administra o Anhembi, em Mônaco. O prazo é de cinco anos, com cláusula de renovação por mais cinco, até 2032. A divulgação do calendário para a próxima temporada deve acontecer em junho. 

"A Fórmula E está totalmente alinhada com os nossos objetivos: atrair eventos que projetem a imagem de São Paulo, movimentem a economia e gerem empregos com o turismo de eventos e, ainda, promovam o desenvolvimento sustentável”, disse o presidente da SPTuris Gustavo Pires.

Inicialmente foi cogitado um traçado no Parque do Ibirapuera, mas que logo foi descartando em um função das vantagens do Anhembi: arquibancada, banheiros e infraestrutura para esse tipo de evento.

Caso o acordo seja concretizado, o Brasil será o quarto país da América do Sul visitado pela Fórmula E - a prova já passou por Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). Dessa forma, São Paulo passa a ser mais uma etapa estreante para a próxima temporada, ao lado de Cidade do Cabo, na África do Sul, e Vancouver no Canadá. 

A temporada 2023 é aguardada com grande expectativa por conta da estreia da era Gen3, a nova geração de carros da categoria. Sua principal característica é maior potência: um motor de nova geração produzindo 350 kW no eixo traseiro e, em condições de regeneração, agora coexiste com um motor de 250 kW na dianteira, o que significa que o carro pode produzir 600 kW de energia regenerativa.

A Fórmula E, ou Campeonato Mundial da ABB Fórmula E da FIA (a partir da temporada de 2020-21), é uma categoria de automobilismo organizada pela FIA com carros monopostos exclusivamente elétricos, cuja primeira temporada começou em 2014.