57% dos pontos de carregamento na Europa estão na Holanda ou Alemanha
De acordo com o estudo, o número de carregadores públicos aumentou bruscamente no ano passado para 330.000 no total
Mesmo que as pessoas reclamem com frequência: A infraestrutura de carregamento na União Europeia está crescendo rapidamente. Nos últimos anos, o número de pontos de carregamento público aumentou seis vezes, para cerca de 330.000 até o final de 2021, de acordo com um estudo da organização de recarga ChargeUp e da consultoria P3 Automotive.
Você pode baixar o levantamento completo (em inglês) no site da ChargeUp. Entre outras coisas, ele mostra o impressionante crescimento da infraestrutura de carregamento. O número de estações de recarga aumentou significativamente mais uma vez, especialmente no ano passado:
Mas o número de estações de recarga está distribuído de forma extremamente desigual: Das 330.000 estações de carga, 57% estavam localizadas nos Países Baixos ou na Alemanha. Os dois principais países também são muito diferentes: 122.000 estações estavam localizadas no pequeno Países Baixos e 65.000 na Alemanha. O número de estações de recarga nos outros países pode ser visto no gráfico a seguir. Vale destacar que a Noruega, país pioneiro na eletrificação, não pertencente à UE e não está incluído no estudo.
Entretanto, não é apenas o número de estações de carga que varia muito de país para país, mas também o número de carros elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs). No final de 2020, a participação da frota circulante (estoque) já estava na faixa percentual de um dígito na Suécia, Holanda, França e Alemanha, enquanto no sudeste da Europa estava muitas vezes ainda no 0,1%:
Diferentes densidades de carga da rede e carros elétricos diferentes: Faz sentido relacionar os dois. Portanto, a matéria também inclui a infraestrutura de carregamento instalada em relação ao número de carros elétricos em cada país.
A análise não usa o número de estações de recarga como parâmetro, mas a capacidade total de carregamento instalada em kW. Embora isto seja mais difícil de entender, tem a vantagem de que os carregadores rápidos (que não são ativados enquanto os carregadores de corrente alternada estiverem ocupados) são mais pesados. De acordo com os números do ChargeUp, os países com as menores frotas de veículos elétricos a bateria (como a Eslováquia, Bulgária ou Croácia) têm alguns dos valores de referência mais altos:
De acordo com o levantamento, 87% das estações de carga na União Europeia são pontos de carga de baixa potência, 6% são estações rápidas de até 100 kW e apenas 3% constituem estações com potência acima de 100 kW. Na Alemanha, os carregadores de baixa potência também são maioria, respondendo por mais de 85% do total. Neste país, entretanto, os carregadores rápidos DC da Ionity, Tesla & Co acima de 100 kW têm uma participação significativamente maior de 6,5 por cento acima da média da UE.
Fonte: ChargeUp-Studie (PDF) via EVUniverse
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos