A Porsche continua investindo no desenvolvimento de baterias mais eficientes para carros elétricos. A montadora alemã liderou uma rodada de financiamento em favor da startup Group14 que conseguiu levantar 400 milhões de dólares.
O próprio Group14 disse que, graças à Porsche e às outras empresas que decidiram apoiar o negócio, agora pode contar com um total de mais de um bilhão de dólares. Ele será usado para a construção de uma segunda fábrica para a produção de componentes básicos para baterias que serão construídas perto da sede em Woodinville, na região de Seattle, Washington.
Rick Luebbe, CEO do Group14, disse que o negócio se concentrará na produção de ânodos de carbono de silício que a empresa está desenvolvendo e que permitirá que as baterias de carros elétricos sejam muito mais rápidas de recarregar, bem como com uma densidade de energia mais alta. Além disso, os novos acumuladores terão uma vida útil média maior do que as baterias atuais de íons de lítio que usam grafite.
As vantagens em termos da quantidade de energia armazenada são, segundo Luebbe, em torno de valores superiores a 50%. Isso leva a uma redução no número de células necessárias para alcançar os mesmos números de autonomia garantidos pelas baterias disoponíveis no mercado, com benefícios claros em termos de dimensões, pesos e custos.
A intervenção da Porsche em termos de apoio financeiro permite que a empresa com sede em Zuffenhausen garanta o fornecimento pelo Group14 de materiais e componentes para a construção de baterias de alto desempenho que serão gerenciadas por sua subsidiária Cellforce. A Cellforce, uma joint venture procurada pela Porsche e pela Customcells, também será originária da InoBat e começará a ser produtora em 2023.
Entre os outros investidores da última rodada estão inúmeras empresas que atuam no campo das baterias para carros elétricos: ATL, Basf, Showa Denko, Cabot e SK Material. Este último, vinculado à SK Innovation, tem um acordo próprio com o Group14 para a produção de materiais de ânodo nos EUA.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico