A BASF, gigante da indústria química alemã, foi escolhida pela Cellforce Group (CFG), joint venture entre a Porsche e a Customcells, como parceira exclusiva de desenvolvimento de células para sua bateria de íon-lítio da próxima geração para carros elétricos. 

A futura bateria de alto desempenho será produzida pelo Cellforce Group, com sede em Tübingen, Alemanha, e contará com o fornecimento de matérias-primas da BASF. A planta de produção de baterias deve começar a operar em 2024 com uma capacidade inicial de 100 MWh anuais, suficientes para 1.000 carros elétricos de alto desempenho. 

"Como fabricante de automóveis, a Porsche pretende ser neutra em relação a CO2 em seu balanço geral até 2030. Neste sentido, uma baixa pegada de CO2, reciclagem em circuito fechado e sustentabilidade estão cada vez mais em primeiro plano," diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.

Economia circular

Com suas fábricas de materiais em Harjavalta, Finlândia, e em Schwarzheide, Alemanha, a BASF será capaz de fornecer materiais para baterias com sustentabilidade, visando a menor pegada de carbono ao longo da cadeia de suprimentos em 2022.

Para fechar o ciclo, os resíduos de produção da futura fábrica de baterias no Cellforce Group serão reciclados na fábrica de protótipos da BASF para serem usados na reciclagem de baterias em Schwarzheide, Alemanha. Lítio, níquel, cobalto e manganês serão reciclados em um processo hidrometalúrgico e reintroduzidos no processo de produção da BASF para materiais catódicos ativos.

Esta parceria e o desenvolvimento das novas baterias de alto desempenho levarão a Porsche à segunda etapa do seu plano de eletrificação. A nova fase terá início com o lançamento do Porsche Macan elétrico em 2023, o primeiro construído na plataforma PPE (Premium Platform Electrical), compartilhada com a Audi e que servirá de base para os próximos Q6 e A6 e-tron.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Porsche Taycan 2020