A Porsche está totalmente comprometida em eletrificar sua linha de modelos, com exceção de um: o icônico esportivo 911 que o fabricante vai querer continuar vendendo com um motor de combustão interna pelo maior tempo possível.

O fabricante alemão está até olhando para combustíveis sintéticos como uma opção apesar de todas as probabilidades, mas agora parece que um 911 elétrico pode estar mais perto do que pensamos.

O site Electrek cita um artigo da mídia alemã Magazin, onde são feitas menções não apenas sobre um 911 elétrico estar em desenvolvimento, mas também sobre o fato de que ele poderia realmente ser alimentado por uma bateria de estado sólido de lítio fornecido pela QuantumScape, uma fabricante de baterias com sede nos EUA em que a empresa-mãe da Porsche, a Volkswagen, tem a maior fatia de participação.

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A Volkswagen investiu US$ 100 milhões no QuantumScape em 2018 e mais US$ 200 milhões em 2020. Até agora, garantiu mais de US$ 1 bilhão em financiamento adicional, que diz que usará para tentar chegar a uma bateria de estado sólido para aplicações automotivas, e como a VW é um dos principais financiadores, faz sentido que o grupo aproveite esse avanço quando estiver concluído. 

A matéria aponta para o fato de que este 911 elétrico estrearia antes do final da década, o que poderia significar que teremos mais uma geração do 911 a gasolina antes que a Porsche migre para os elétricos. No entanto, o CEO da Porsche, Oliver Blume, disse que um 911 elétrico nunca será criado - ele aludiu ao fato de que eles serão híbridos, não totalmente elétricos.

No entanto, se olharmos para a Toyota, ela planeja primeiro colocar uma bateria de estado sólido no Prius de próxima geração e não em um elétrico puro. Talvez a Porsche tente algo semelhante, e isso estaria de acordo com o que o CEO Blume disse em 2018, bem como os planos anunciados oficialmente para fazer 911 híbridos (o primeiro dos quais devem ser lançados no próximo ano).