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Postado em EVANNEX em 10 de maio de 2022, por Charles Morris

A corrida de Fórmula E em Mônaco foi a mais recente de uma longa série de corridas automobilísticas que serão realizadas na cidade-estado do Mediterrâneo. Stoffel Vandoorne, pilotando pela Mercedes-EQ, venceu a corrida, mas foi um dia histórico por outro motivo. A Fórmula E escolheu o E-Prix de Mônaco para revelar seu carro de corrida de terceira geração na Fórmula E: o Gen3, que fará sua estreia na 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.

Os testes de pré-temporada ocorrerão em meados deste ano, e sete das equipes de corrida da Fórmula E — DS, Jaguar, Mahindra, Maserati, NIO, Nissan e Porsche — correrão com a nova Gen3 na Temporada 9.

Durante décadas, melhorias no automobilismo têm focado principalmente na aerodinâmica. Agora, a engenharia de software é o novo campo de batalha para inovação e competitividade. As atualizações de desempenho para o Gen3 serão entregues como atualizações de software diretamente para o sistema operacional do carro.

O carro Gen3 apresenta uma série de inovações de design, engenharia e produção.

É o carro de Fórmula E mais rápido até agora, com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, e o carro de fórmula mais eficiente já construído. A Fórmula E diz que mais de 40% da energia utilizada em uma corrida será produzida por frenagem regenerativa.

O Gen3 ostenta dois powertrains — 250 kW na frente e 350 kW na traseira. Seus motores elétricos proporcionam eficiência energética de 95%, em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.

O Gen3 pode ser carregado a 600 kW — quase o dobro da potência dos carregadores de carros elétricos de passageiros mais rápidos — para obter energia adicional durante uma corrida.

A sustentabilidade está no centro da missão da Fórmula E, e todos os aspectos da produção da Gen3 foram redesenhados com corridas sustentáveis em mente. A Fórmula E diz que as baterias Gen3 são feitas de minerais de origem sustentável, e as células serão reutilizadas e recicladas no final da vida útil.

A carroceria usará fibra de carbono reciclada de carros gen2 aposentados, reduzindo a pegada de carbono da produção em mais de 10%. A borracha natural e as fibras recicladas comporão 26% dos novos pneus Gen3 e todos os pneus serão totalmente reciclados após a corrida.

Todos os fornecedores da Gen3 operarão de acordo com padrões de sustentabilidade, como a ISO 14001.

Galeria: Formula E Gen3

"A Gen3 representa a ambiciosa terceira idade da Fórmula E", disse o fundador e presidente da Fórmula E, Alejandro Agag. "A cada geração de carros de corrida, ultrapassamos ainda mais os limites da possibilidade na tecnologia EV, e o Gen3 é nosso projeto mais ambicioso até agora. Estamos orgulhosos de revelar um carro que está há dois anos fazendo na casa histórica do automobilismo."

"Mônaco é a casa espiritual do automobilismo e não há lugar mais adequado para revelar nosso carro de corrida Gen3", disse o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle. "O Gen3 interrompe e desafia as convenções do automobilismo, estabelecendo o marco para desempenho, eficiência e sustentabilidade sem compromisso."

Este artigo apareceu originalmente em Charged. Autor: Charles Morris. Fonte: Fórmula E