Depois de ser vista testando o sedã elétrico de alto desempenho Model S Plaid da Tesla, a GM também estaria avaliando o SUV elétrico Model Y, atualmente o carro-chefe da marca norte-americana ao lado do Model 3.
É normal as montadoras testarem veículos de concorrentes. A GM deixou bem claro várias vezes que planeja superar a Tesla como a principal fabricante de veículos elétricos. Para isso, precisará lançar rapidamente mais carros elétricos e SUVs e aumentar seus esforços de produção. No entanto, tem que produzir VEs que as pessoas queiram comprar.
A Tesla teve mais sucesso do que qualquer outra montadora quando se trata de VEs. Além disso, de alguma forma conseguir superar a pandemia de Covid-19, a escassez de semicondutores e outras restrições da cadeia de suprimentos, algumas das quais são resultado da invasão russa da Ucrânia. Enquanto isso, outras montadoras seguem sofrendo com as restrições.
Se a GM está, de fato, avaliando vários veículos Tesla para comparação, isso conta pontos para a montadora. Isso provaria que a empresa está dando passos adicionais para cumprir seus objetivos futuros. Se a GM pode aprender não só como produzir veículos elétricos mais populares, mas também como fabricá-los e entregá-los em alto volume em meio à catástrofe global, seus objetivos de alcançar a Tesla poderiam ser vistos por muitos como muito mais realistas e atingiveis.
O site Teslarati cobriu a história, citando um tweet do usuário do Twitter Brillianture, que compartilhou a matéria original publicada pelo GM Authority.
De acordo com a GM, 30 novos veículos elétricos chegarão ao mercado até 2025. A montadora disse que uma das principais facetas de seus planos para superar a Tesla inclui oferecer opções de carros elétricos mais baratos. Incluído nestes modelos futuros está um Equinox EV, juntamente com os modelos que a GM diz que serão ainda mais baratos que o SUV compacto.
Embora o Tesla Model Y seja caro, é o SUV elétrico mais bem sucedido em termos de produção e vendas, o que vale para vários mercados globais. Os revendedores Cadillac começarão a receber encomendas esta semana para o SUV elétrico de luxo Lyriq, que começa em cerca de US$ 60.000. Apenas para comparação, o Model Y começa em US$ 62.990.
Dito isto, não há razão para que o Model Y não possa ser usado como ponto de referência pela GM para alguns de seus futuros SUVs elétricos que devem chegar com um preço muito mais baixo. Tenha em mente que a Tesla lançou uma versão "base" muito mais barata do Model Y por um curto período de tempo.
A GM terá que apenas descobrir como tirar proveito do aprendizado com a Tesla e, em seguida, usá-lo para lançar SUVs elétricos atraentes para o mercado que ataquem o Model Y em termos de preços.
A GM Authority também observou que a GM está testando o Tesla Model X maior e muito mais caro. Além disso, a marca norte-americana estaria supostamente usando o Tesla Model 3 para explorar a tecnologia da marca, como o Summon Mode.
Fonte: GM Authority via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"