GM testa Model Y em busca da 'receita do sucesso' para desbancar a Tesla
Montadora norte-americana busca a liderança de vendas em veículos elétricos em um futuro próximo
Depois de ser vista testando o sedã elétrico de alto desempenho Model S Plaid da Tesla, a GM também estaria avaliando o SUV elétrico Model Y, atualmente o carro-chefe da marca norte-americana ao lado do Model 3.
É normal as montadoras testarem veículos de concorrentes. A GM deixou bem claro várias vezes que planeja superar a Tesla como a principal fabricante de veículos elétricos. Para isso, precisará lançar rapidamente mais carros elétricos e SUVs e aumentar seus esforços de produção. No entanto, tem que produzir VEs que as pessoas queiram comprar.
A Tesla teve mais sucesso do que qualquer outra montadora quando se trata de VEs. Além disso, de alguma forma conseguir superar a pandemia de Covid-19, a escassez de semicondutores e outras restrições da cadeia de suprimentos, algumas das quais são resultado da invasão russa da Ucrânia. Enquanto isso, outras montadoras seguem sofrendo com as restrições.
Tesla Model Y 2020
Se a GM está, de fato, avaliando vários veículos Tesla para comparação, isso conta pontos para a montadora. Isso provaria que a empresa está dando passos adicionais para cumprir seus objetivos futuros. Se a GM pode aprender não só como produzir veículos elétricos mais populares, mas também como fabricá-los e entregá-los em alto volume em meio à catástrofe global, seus objetivos de alcançar a Tesla poderiam ser vistos por muitos como muito mais realistas e atingiveis.
O site Teslarati cobriu a história, citando um tweet do usuário do Twitter Brillianture, que compartilhou a matéria original publicada pelo GM Authority.
De acordo com a GM, 30 novos veículos elétricos chegarão ao mercado até 2025. A montadora disse que uma das principais facetas de seus planos para superar a Tesla inclui oferecer opções de carros elétricos mais baratos. Incluído nestes modelos futuros está um Equinox EV, juntamente com os modelos que a GM diz que serão ainda mais baratos que o SUV compacto.
Embora o Tesla Model Y seja caro, é o SUV elétrico mais bem sucedido em termos de produção e vendas, o que vale para vários mercados globais. Os revendedores Cadillac começarão a receber encomendas esta semana para o SUV elétrico de luxo Lyriq, que começa em cerca de US$ 60.000. Apenas para comparação, o Model Y começa em US$ 62.990.
Galeria: Chevrolet Equinox EV - fotos oficiais
Dito isto, não há razão para que o Model Y não possa ser usado como ponto de referência pela GM para alguns de seus futuros SUVs elétricos que devem chegar com um preço muito mais baixo. Tenha em mente que a Tesla lançou uma versão "base" muito mais barata do Model Y por um curto período de tempo.
A GM terá que apenas descobrir como tirar proveito do aprendizado com a Tesla e, em seguida, usá-lo para lançar SUVs elétricos atraentes para o mercado que ataquem o Model Y em termos de preços.
A GM Authority também observou que a GM está testando o Tesla Model X maior e muito mais caro. Além disso, a marca norte-americana estaria supostamente usando o Tesla Model 3 para explorar a tecnologia da marca, como o Summon Mode.
Fonte: GM Authority via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"