Já faz um tempo que a GM vem fazendo anúncios poderosos no que se refere a um futuro de carros elétricos, embora essa transição maciça ainda esteja nos primeiros passos. Mas de acordo com as declarações da CEO Mary Barra, tudo isso está prestes a mudar, e muito rapidamente.

GMC Hummer EV Edition - entregas

A GM tem grandes planos para investir uma montanha de dinheiro no segmento. Na semana passada, a montadora fez outro grande anúncio afirmando que está comprometendo mais de US$ 7 bilhões para aumentar a produção de carros elétricos e baterias em Michigan. Barra compartilhou detalhes sobre o recente anúncio da empresa na CBS Mornings, dizendo "Queremos liderar em veículos elétricos. Parada total."

Barra deveria estar dizendo essas coisas e também deveria realmente acreditar que elas são possíveis. Se ela não for otimista, é um problema maior. A executiva também disse em várias ocasiões que está confiante de que a GM pode superar a Tesla. Ela chegou ao ponto de dizer que isso irá acontecer em meados da década, portanto, em 2025. Mais uma vez, incentivamos a número um da empresa a se manter confiante e trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível.

Cadillac Lyriq - traseira

Barra e GM estão bem cientes de que, para superar a Tesla, a montadora precisa expandir significativamente seus esforços em veículos elétricos. Além disso, precisa de muitas baterias. O enorme investimento da GM em sua plataforma Ultium e fábricas de baterias será parte integrante de seus sucessos futuros. Estamos entusiasmados em saber que a montadora está finalmente fazendo precisamente o que será necessário para se tornar uma líder comprovada no segmento.

Se a GM é capaz de seguir adiante com seus esforços maciços de mobilidade elétrica e cumprir seus cronogramas, será um dos líderes no segmento de carros elétricos. No entanto, passar a Tesla até 2025 é um objetivo ousado, especialmente porque a Tesla continuará a crescer enquanto a GM toma duras medidas para se tornar mais competitiva.

Chevrolet Silverado EV 2024
Chevrolet Silverado EV 2024

De acordo com o Automotive News, a Tesla dominou o segmento de carros elétricos dos EUA em 2021, com 72% de participação de mercado. A montadora vendeu quase um milhão de veículos em 2021, e está guiando um crescimento de 50% sobre o ano anterior. Um artigo recente da CNBC sobre os investimentos da GM diz:

"Os novos gastos fazem parte de um plano para aumentar a capacidade de produção norte-americana da GM para construir 1 milhão de veículos elétricos até 2025. A GM projetou que venderá mais de 1 milhão de veículos elétricos globalmente até meados da década e ultrapassará a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos nos EUA durante esse período de tempo."

Chevrolet Bolt EUV 2022

Se a Tesla vendeu quase 1 milhão de veículos em 2021, e tem planos para crescer cerca de 50% para 2022, os planos da GM para 1 milhão em 2025 provavelmente não serão suficientes para ultrapassar a marca de Elon Musk. A produção da Tesla para 2021 veio de apenas duas fábricas. A marca agora está produzindo veículos em uma enorme fábrica no Texas, e sua outra nova fábrica perto de Berlim está programada para abrir em breve.

Mesmo que não consideremos um crescimento de 50% a cada ano entre agora e 2025, ou realmente qualquer crescimento projetado, os 1 milhão de veículos elétricos da GM em 2025 estarão essencialmente em pé de igualdade com a situação atual da Tesla. Eles esperam que as vendas da Tesla despenquem em meados da década? Talvez estejamos perdendo algo. Deixe sua opinião logo abaixo na seção de comentários.