As peças do quebra-cabeça do plano estratégico da Stellantis, batizado Dare Forward 2030, estão sendo montadas passo a passo, com mais de 75 novos veículos elétricos a serem lançados até 2030.
No entanto, desta vez não foi Carlos Tavares, mas o Ministro do Desenvolvimento Econômico Giancarlo Giorgetti que, falando à Câmara dos Deputados italiana, explicou os compromissos assumidos pelo Grupo para as plantas industriais, Melfi em especial.
A fábrica, como antecipado pelo Ministro, será a primeira a produzir modelos baseados na nova plataforma STLA Medium, dedicada exclusivamente aos veículos elétricos puros e - de acordo com quando anunciada há cerca de um ano por ocasião do dia do carro elétrico - capaz de abrigar baterias para uma autonomia máxima de 700 km e modelos com comprimento entre 4,35 e 5 metros.
Em seu discurso Giorgetti afirmou que a produção de Melfi está "destinada a não sofrer reduções em relação ao passado", relatando assim as garantias da Stellantis sobre a manutenção da força de trabalho, atualmente engajada na produção de Fiat 500X, Jeep Compass e Jeep Renegade.
O Grupo nascido da fusão entre a PSA e a FCA confirmou, portanto, "repetidamente seu compromisso com futuras escolhas industriais na Itália, envolvendo as várias plantas, incluindo a de Melfi. Precisamente em Melfi" - acrescentou o Ministro - "serão produzidos 4 novos carros totalmente elétricos, o que impactará nos principais mercados domésticos europeus, especificamente Itália, França e Alemanha".
Sem nomes ou prazos, o número de modelos e os países diretamente envolvidos trazem à mente o que o Automotive News relatou há algum tempo, segundo o qual a nova Lancia Aurelia verá a luz do dia em Melfi, juntamente com dois modelos com a marca DS e um Opel.
Referindo-se aos rumores, o Lancia Aurelia, não mais um sedã como nos anos 50, mas um SUV médio, deve chegar em 2026, mas ainda não será o carro que irá estrear a plataforma STLA Medium. Essa missão deve ficar com o novo topo de linha DS, herdeiro do DS 9, com estilo semelhante ao do Citroën C5 X, ou uma espécie perua com suspensão elevada.
Antes que ela pudesse chegar ao mercado, a contraparte assinou com a Opel, com a atual geração do Insignia pronta para completar seis anos em 2023.
E os modelos atualmente produzidos na fábrica de Melfi? Ainda de acordo com o Automotive News, o Jeep Renegade, cuja nova geração está prevista para 2025, se mudará para a Espanha, para a fábrica de Zaragoza, onde se juntará à nova Lancia Ypsilon, prevista para 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
SUV elétrico "acessivel" da Lucid Motor chegará ao mercado em 2026