A Marelli lança seu novo sistema de gerenciamento de baterias sem fio. A tecnologia, que é tecnicamente chamada de wBMS (wireless distributed Battery Management System), usa transmissão de dados sem fio para conectar a unidade de controle com a própria bateria, oferecendo uma série de vantagens.
Em primeiro lugar, por exemplo, o sistema elimina a fiação de gerenciamento de bateria, substituída por um método de transmissão de dados sem fio, que permite ter maior liberdade no arranjo de componentes, dimensões menores e, em geral, uma maior flexibilidade de design.
Menos custos, mais autonomia
O sistema sem fio de Marelli, especificamente, elimina 90% da fiação que geralmente conecta a unidade de controle e a bateria. Essa redução também promete uma considerável redução de custos. Além disso, a ausência de conectores e a redução geral de peso alivia os componentes com efeitos benéficos sobre a autonomia geral do carro, o que pode, assim, ganhar algo em termos de eficiência.
A Marelli fornece seu wBMS com um software equipado com algoritmos patenteados que são baseados na técnica Sensor Fusion. Eles trabalham estimando os diferentes parâmetros de cada célula (estado de carga, estado de energia, operação geral) para uma melhor gestão da bateria que otimiza seu funcionamento e preserva seu bom estado de saúde.
Máxima flexibilidade
É assim que Razvan Panati, Chefe de Tecnologia eletrônica de Energia da divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli, fala sobre o assunto: "Um sistema BMS sem fio representa um ponto de virada para a indústria automotiva, pois elimina a necessidade de cabos, conectores e fiação típicos de sistemas tradicionais de gerenciamento de baterias".
"O sistema BMS sem fio da Marelli e o sistema BMS com fio foram desenvolvidos com arquiteturas básicas idênticas - continua a Panati - suportadas por dois modos e interfaces de comunicação diferentes. Assim, nossa tecnologia pode ser aplicada a inúmeras plataformas de veículos com modificações mínimas; essa flexibilidade garante uma redução significativa nos custos de engenharia e permite que a Marelli torne essa tecnologia de ponta acessível ao mercado de massa".