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Stellantis anuncia parceria com a Samsung SDI para fábrica de baterias

Joint venture irá construir uma linha de produção de baterias para veículos elétricos nos EUA que entrará em operação em 2025

Stellantis and Samsung SDI to Invest Over $2.5 Billion in Joint Venture for Lithium-Ion Battery Production Plant in United States

A Stellantis e a Samsung SDI anunciaram oficialmente acordos relacionados à criação de uma joint venture para a instalação de uma linha de produção de baterias nos EUA. O investimento, anunciado pela primeira vez em outubro de 2021, está estimado em mais de US$ 2,5 bilhões com potencial de um aumento gradual de até US$ 3,1 bilhões.

A giga-fábrica de baterias será construída em Kokomo, Indiana, onde a Stellantis já possui três fábricas (motor, fundição e transmissão), e resultará em cerca de 1.400 novos empregos. As atividades de construção da unidade estão previstas para começar ainda este ano, enquanto a produção só deve começar no primeiro semestre de 2025.

A fábrica terá uma capacidade inicial para 23 GWh anualmente - em linha com o anúncio original - enquanto a meta é aumentar a produção para 33 GWh "nos próximos anos". Na verdade, parece que há um potencial para um volume ainda maior, mas tudo vai depender da demanda:

"A capacidade total aumentaria ainda mais à medida que a demanda por veículos elétricos Stellantis aumentasse."

samsung

As baterias montadas em Kokomo, Indiana serão transportadas e usadas "em uma gama de veículos produzidos nas linhas de montagem norte-americanas da Stellantis". A empresa não revela detalhes sobre quais modelos ou segmentos.

O investimento é muito importante especialmente para a Samsung SDI, que tem a chance de expandir significativamente seus negócios nos EUA, acompanhando as rivais LG Energy Solution e a SK On da SK Innovation:

"Na fábrica de Indiana, a Samsung SDI apresentará sua tecnologia de ponta PRiMX para produzir células e módulos de bateria de veículos elétricos para o mercado norte-americano."

De acordo com o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, o grupo espera que suas vendas anuais de veículos elétricos a bateria cheguem a 5 milhões por ano até 2030 (100% do mix de vendas de carros de passeio elétricos na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves elétricos na América do Norte).

Fotos - Plano estratégico de longo prazo da Stellantis

Para apoiar suas ambições, a empresa aumentou a demanda prevista de bateria em 140 GWh para um total de 400 GWh/ano (o que se traduz em 80 kWh por veículo se combinarmos com 5 milhões de VEs). O plano é construir 5 giga-fábricas de baterias (joint ventures) e continuar a comprar baterias de fornecedores externos.

Além de Indiana, a Stellantis também anunciou uma giga-fábrica de baterias no Canadá (com LGES) e na Europa (três fábricas - na França, Alemanha e Itália sob a Empresa de Células Automotivas JV).

A estratégia de eletrificação de longo prazo da Stellantis exigirá investimentos estimados em US$ 35 bilhões até 2025 (eletrificação e software).

Stellantis e JV da Samsung SDI:

  • joint venture
  • localização: Kokomo, Indiana
  • investimento: US$ 2,5 bilhões inicialmente
  • pode aumentar gradualmente até US$ 3,1 bilhões 
  • início da construção: final de 2022
  • início da produção: primeiro semestre de 2025
  • produção: inicialmente 23 GWh de células e módulos de baterias de íons de lítio anualmente com o objetivo de aumentar até 33 GWh/ano nos anos seguintes (potencialmente mais, dependendo da demanda)