A Stellantis e a Samsung SDI anunciaram oficialmente acordos relacionados à criação de uma joint venture para a instalação de uma linha de produção de baterias nos EUA. O investimento, anunciado pela primeira vez em outubro de 2021, está estimado em mais de US$ 2,5 bilhões com potencial de um aumento gradual de até US$ 3,1 bilhões.
A giga-fábrica de baterias será construída em Kokomo, Indiana, onde a Stellantis já possui três fábricas (motor, fundição e transmissão), e resultará em cerca de 1.400 novos empregos. As atividades de construção da unidade estão previstas para começar ainda este ano, enquanto a produção só deve começar no primeiro semestre de 2025.
A fábrica terá uma capacidade inicial para 23 GWh anualmente - em linha com o anúncio original - enquanto a meta é aumentar a produção para 33 GWh "nos próximos anos". Na verdade, parece que há um potencial para um volume ainda maior, mas tudo vai depender da demanda:
"A capacidade total aumentaria ainda mais à medida que a demanda por veículos elétricos Stellantis aumentasse."
As baterias montadas em Kokomo, Indiana serão transportadas e usadas "em uma gama de veículos produzidos nas linhas de montagem norte-americanas da Stellantis". A empresa não revela detalhes sobre quais modelos ou segmentos.
O investimento é muito importante especialmente para a Samsung SDI, que tem a chance de expandir significativamente seus negócios nos EUA, acompanhando as rivais LG Energy Solution e a SK On da SK Innovation:
"Na fábrica de Indiana, a Samsung SDI apresentará sua tecnologia de ponta PRiMX para produzir células e módulos de bateria de veículos elétricos para o mercado norte-americano."
De acordo com o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, o grupo espera que suas vendas anuais de veículos elétricos a bateria cheguem a 5 milhões por ano até 2030 (100% do mix de vendas de carros de passeio elétricos na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves elétricos na América do Norte).
Para apoiar suas ambições, a empresa aumentou a demanda prevista de bateria em 140 GWh para um total de 400 GWh/ano (o que se traduz em 80 kWh por veículo se combinarmos com 5 milhões de VEs). O plano é construir 5 giga-fábricas de baterias (joint ventures) e continuar a comprar baterias de fornecedores externos.
Além de Indiana, a Stellantis também anunciou uma giga-fábrica de baterias no Canadá (com LGES) e na Europa (três fábricas - na França, Alemanha e Itália sob a Empresa de Células Automotivas JV).
A estratégia de eletrificação de longo prazo da Stellantis exigirá investimentos estimados em US$ 35 bilhões até 2025 (eletrificação e software).
Stellantis e JV da Samsung SDI:
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