As baterias de estado sólido parecem ser uma das soluções mais viáveis em termos de eficiência e desempenho. Justamente por isso, a maioria dos fabricantes está investindo muitos recursos e capital considerável na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta, a fim de esculpir um papel de liderança no mercado em um futuro próximo.

Nesse sentido, a Samsung SDI, gigante sul-coreana especializada na produção de baterias para veículos elétricos, anunciou o início da construção de uma nova linha de produção piloto para baterias de estado sólido. 

samsung-sdi

Principais processos de produção

A nova linha de produção, chamada "S-Line", será construída no centro de pesquisa e desenvolvimento SDI da Samsung na cidade de Suwon e usada para testar sistemas para a produção de cátodos e eletrólitos de estado sólido. Mas isso não é tudo.

Graças a esse grande investimento, a empresa sul-coreana, de fato, poderá avaliar os principais problemas e tornar mais eficientes os novos processos produtivos essenciais para a produção de baterias de estado sólido.

Embora nenhuma informação técnica oficial tenha sido divulgada sobre quais baterias serão testadas, a Samsung SDI afirmou que a nova "S-Line" de 6.500 metros quadrados permitirá que a empresa alcance resultados importantes do ponto de vista tecnológico e qualitativo.

Baterias impressas em 3D

No campo das baterias de estado sólido, as últimas novidades em termos de produto vêm do Vale do Silício, onde a startup Sakuu anunciou a criação da primeira geração de uma bateria de lítio de estado sólido com uma densidade energética de 800 Wh/l. Um valor significativo considerando que a maioria das baterias modernas de íons de lítio pode contar com uma densidade energética entre 500 e 700 Wh/l.

Soma-se a isso o desenvolvimento de um novo processo de fabricação de impressão 3D que permitirá a produção de uma segunda geração de baterias de estado sólido. Com a entrega das primeiras células de amostra a partir de 2023, as novas baterias impressas em 3D da Sakuu terão uma densidade energética de até 1.200 Wh/l e serão mais eficientes, seguras e econômicas ao mesmo tempo.