O emplacamento de motos no Brasil teve mês recorde em maio. Foram 133.372 registros no mês passado (23,8% mais que em abril), chegando a 515.834 unidades no acumulado do ano, 25,62% a mais que entre janeiro e maio de 2021. O fenômeno vem ocorrendo com mais intensidade à medida que os preços dos carros disparam e os serviços de entrega vêm sendo mais demandados.
No entanto, o grande aumento nos preços dos combustíveis recentemente tem feito mais pessoas optarem não só pelas motos, como também por modelos elétricos de duas rodas. Os dados da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostraram que o emplacamento de motos elétricas entre janeiro e maio cresceram 878% na comparação com o mesmo período de 2021.
Foram 3.062 motos elétricas emplacadas no Brasil em 2022 até agora. De um lado, fatores como mobilidade e preço dos combustíveis podem estar ajudando nos resultados das elétricas. Além disso, os preços deste tipo de veículo por aqui costumam variar entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, tornando a moto elétrica mais acessível que um carro elétrico, por exemplo.
Por outro lado, a Polícia também vem fiscalizado com mais intensidade o não-emplacamento de veículos elétricos autopropelidos, como cicloelétricos e patinetes, o que pode estar forçando mais pessoas a emplacarem suas pequenas motos elétricas e ajudando a engrossar os números. No entanto, a participação das motos elétrica no total de vendas de veículos de duas rodas no Brasil ainda é bem baixa. No acumulado do ano, as motos movidas por baterias representaram apenas 0,59% das vendas totais no período.
Olhando somente para o segmento de motocicletas elétricas propriamente ditas, sem contar scooters e cicloelétricos, já tivemos grandes anúncios para o mercado brasileiro em 2022. Uma delas foi a Shineray SHE-S (imagem acima). A marca tem grande portfólio de modelos elétricos, que já é maior que o de motos à combustão. A Voltz, que só comercializa motos elétricas, anunciou o início da comercialização da EVS Work, modelo pensado para uso por motoristas de aplicativo, enquanto a Super Soco TSX começou a ser vendida por aqui. Por último, a Horwin anunciou um investimento em uma linha de montagem CKD em Manaus (AM).
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