Na semana passada a BYD celebrou a liderança global nas vendas mensais de carros elétricos e híbridos plug-in e agora o destaque é o avanço na produção de baterias. Segundo os dados analisados pelo site PushEVs, a empresa chinesa está reduzindo fortemente a diferença para a conterrânea CATL e pode se tornar a líder global também nessa área. 

É fato que a BYD tende a se consolidar como um dos principais fabricantes de veículos elétricos da China enquanto se expande para mercados como a Europa e América do Sul. Além disso, a empresa ocupa lugar de destaque na produção de baterias para veículos eletrificados, onde se aproxima da líder mundial CATL. 

Galeria: e-platform 3.0 - BYD

Segundo relatado, em abril a BYD conseguiu assumir a produção mensal de baterias LFP (lítio-ferrofosfato) na China, atingindo 4,19 GWh de capacidade e 47,14% de participação de mercado. A CATL, por sua vez, fechou o mesmo mês com 3,05 GWh e 34,29% de participação. 

Os bons resultados são frutos da rápida implementação das baterias de lâminas (Blade), que são caracterizadas pelo seu design CTP (Cell to Pack) com uma química sem cobalto. Na verdade, a BYD tem ampliado o uso desse tipo célula em detrimento de outras composições mais baseadas nas químicas NCM e NCA, por exemplo. 

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Na prática, as baterias 'Blade' são mais seguras e prometem maior durabilidade em comparação às células mais utilizadas nos veículos elétricos, mas por outro lado oferecem uma densidade energética menor, sendo adequadas para reduzir o custo final dos veículos. 

Segundo a análise do PushEVs, a CATL está se tornando muito dependente de um só cliente, no caso a Tesla, o que pode não ser saudável. Por outro lado, muitas montadoras estão comprando fabricantes de baterias, o que é um bom negócio, considerando a possibilidade de um planejamento mais eficiente e a garantia de que toda a produção será comprada.

Enquanto os asiáticos continuam a dominar o segmento global de baterias para veículos elétricos, a BYD tem uma vantagem sobre a CATL que é o fato de ser uma montadora e acelerar sua capacidade de produzir células enquanto a transição energética - vale lembrar que recentemente a BYD passou a produzir exclusivamente veículos eletrificados, aposentando os modelos exclusivamente a combustão. 

Fonte: PushEVS