O carregamento sem fio está se tornando cada vez mais popular quando se trata de dispositivos móveis, então por que a mesma regra não pode ser aplicada aos carros elétricos?

Bem, algumas montadoras se aventuraram nesta área. Em 2020, a McLaren lançou uma plataforma de carregamento sem fio para o Speedtail, um hipercarro híbrido. A BMW também explorou o carregamento sem fio, oferecendo um protótipo de carregador sem fio para alguns clientes do BMW 530e na Europa e nos EUA em 2018-19 (mas o projeção não foi adiante).

Os proprietários de veículos elétricos querem claramente a opção de carregamento sem fio. E algumas startups estão tentando fazer o que os fabricantes não fazem. Um bom exemplo é a WAVE (Eletrificação avançada de veículos sem fio). A WAVE já demonstrou o potencial do carregamento sem fio, usando seus carregadores de demonstração em ônibus elétricos.

Galeria: Estações de recarga sem fio Volvo

Outra empresa que faz avanços sérios na área é a WiTricity. A empresa com sede em Massachusetts está desenvolvendo uma tecnologia que usa ressonância magnética para permitir transferência de energia sem fio à distância.

A WiTricity já tem importantes apoios, recebendo dezenas de milhões em financiamento nos últimos anos. A startup começou recentemente a trabalhar com a Hyundai. A dupla está desenvolvendo um carregador sem fio para o recém-lançado Genesis GV60. A Hyundai está atualmente testando a tecnologia em três estações localizadas em seu país natal.

A WiTricity realizou recentemente uma pesquisa para demonstrar o quão ansiosos os consumidores estão para a tecnologia sem fio. De acordo com a pesquisa 96% dos que responderam queriam pelo menos ter a opção de carregamento sem fio. Enquanto isso, 71% acham a perspectiva de carregamento sem fio "extremamente atraente".

Esperamos que a progressividade da WAVE, WiTricity e Hyundai incentive outras montadoras a investirem parte de seus recursos em carregamento sem fio, uma tecnologia tão desejada pelos consumidores.