A Fiat apresentou o novo Fiat E-Doblò. Trata-se do 3º veículo elétrico da montadora italiana a chegar ao mercado após o lançamento dos modelos 500e, um compacto urbano e do E-Ulysse, um utilitário totalmente baseado nos modelos Peugeot e-Expert/Citroën e-Jumpy.
O Fiat E-Doblò é revelado junto com a nova geração do Doblò e na prática é um clone dos modelos Citroen e-Berlingo, Peugeot e-Rifter (e-Partner) e Opel Combo-e. A Stellantis batizou o projeto desses veículos utilitários como K9, todos eles baseados na plataforma EMP2.
O interessante nessa estratégia é que a Fiat está lançando a versão de passageiros do Doblò exclusivamente com propulsão elétrica nos principais mercados europeus, enquanto que as variantes furgão ainda terão opções de motores a gasolina e a diesel.
E falando em propulsão não há surpresa, é o já bem conhecido sistema adotado pela Stellantis na maioria dos seus veículos elétricos. O conjunto formado pelo motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque máximo, o suficiente para atingir a velocidade máxima de 130 km/h (limitada eletronicamente).
A bateria de 50 kWh fornece autonomia de 260 km pelo ciclo WLTP. O carregamento é feito com até 100 kW de corrente direta, o que permite a recarga de 80% da bateria em 30 minutos em condições ideais. O motorista pode escolher entre os modos de condução Normal, Eco e Power.
No comunicado de imprensa a Fiat destaca que o modelo "será capaz de atender às necessidades de toda a família (pets incluídos), graças à sua amplitude, versatilidade e capacidade de reboque de 750 kg" - como opcional, o E-Doblò pode ser equipado com uma janela traseira de abertura (Magic Window) e teto panorâmico de vidro.
E assim como os 'irmãos' Peugeot/Citroën/Opel, o novo Doblo está disponível em dois comprimentos. A versão normal mede 4,40 metros, enquanto que a versão longa deve vir com 4,75 metros. No entanto, ainda não foi detalhado se o modelo terá também uma variante para 7 ocupantes.
Como dissemos no início, o novo E-Doblo é o modelo elétrico da Fiat elétrico depois dos 500 e e do E-Ulysse. Tanto a versão elétrica como o modelo com motor a combustão são produzidos na fábrica Stellantis em Vigo, Espanha.
Os preços ainda não foram divulgados, mas provavelmente serão baseados no Citroën e-Berlingo para os mercados europeus, um modelo que custa a partir de 37.790 euros na Alemanha, ou R$ 197.350 em uma conversão direta.
Quanto ao Brasil, a Stellantis ainda não anunciou a vinda desses veículos elétricos comerciais com a marca Fiat. Vale lembrar que o grupo lançou recentemente os modelos Citroën e-Jumpy e Peugeot e-Expert no país, que estão posicionados acima do E-Doblo em termos de porte e capacidade.
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