O Baidu é considerado o 'Google chinês' graças às muitas semelhanças entre as duas empresas, e assim como a versão norte-americana, a sediada na China também tem ambições automotivas.
Mas ao contrário do Google, que trabalha com o serviço de carona sem motorista Waymo a fim de obter informações sobre veículos autônomos, a Baidu quer produzir e vender carros, embora não sob sua própria marca, mas uma nova submarca criada especificamente com essa finalidade.
Esta nova marca se chama Jidu e já vimos uma prévia do seu estilo quando ele foi anunciado há alguns meses, mas agora finalmente podemos conhecer o modelo final, o Robo-01. Bem, ele é quase um modelo de produção, com a Jidu afirmando que esse estudo representa 90% da versão final, então este é basicamente o veículo que entrará em produção em 2023.
Jidu refere-se ao seu primeiro veículo como um "robocar", sugerindo que ele pode operar sem supervisão do motorista - dizem que é "adaptável" por que pode evoluir através do uso, empregando outra solução proprietária, o que eles chamam de JATO neural (abreviação de Jidu Evolving Technology). Aparentemente, o veículo também será capaz de mostrar emoções à medida que interage com seus ocupantes.
Xia Yiping, CEO da Jidu, disse
A Era Do Carro Inteligente 3.0 é a era dos robo-carros. A transição para esta nova era é marcada pela mudança do poder de condução dos humanos para a IA, com os robocars finalmente alcançando o progresso auto-gerador liderado pela IA.
O robocar JIDU tem como objetivo atender às necessidades dos usuários para viagens inteligentes, assistência e cabine inteligente. Em termos de aparência o Robo-01 é bastante futurista, mas não é necessariamente estranho, cruzando a linha entre crossovers e hatchbacks no estilo da carroceria. O veículo que eles mostraram não tinha coluna B, e presumimos que isso aliado às portas regulares não articuladas traseiras estarão entre as mudanças feitas para a produção.
Por dentro, uma tela widescreen maciça que atravessa o painel de ponta a ponta é o destaque. O veículo possui um volante retrátil (no caso, não é exatamente um jugo) que dá uma visão limpa da tela, embora mesmo com um volante normal não teria sido um problema, dado o tamanho da tela.
O sistema Lidar também está presente no carro elétrico Baidu, como é comum em veículos elétricos chineses, permitindo que ele tenha uma boa visão 3D da pista à frente. Também possui 12 sensores ultrassônicos e 12 câmeras para permitir a navegação ao redor de seu ambiente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv