Ficou pronto! O carro elétrico com painel solar produzido pela Lightyear foi apresentado em sua versão final. Revelado ontem durante uma estreia mundial online, ele finalmente fez sua apresentação definitiva, e com uma mudança de nome: antes chamado Lightyear One, agora se torna o Lightyear 0.
Ao todo foram 6 anos de desenvolvimento. Agora ele está finalmente pronto e estará disponível para encomendas a partir do terceiro trimestre. O Lightyear 0, que será produzido na Finlândia a partir de meados do ano, terá um preço inicial de 250.000 euros, ou mais de R$ 1,3 milhão em uma conversão direta. Se você quiser comprar um, tudo o que você precisa fazer é acessar o configurador online e escolher o seu exemplar. E lembre-se que a produção será de apenas 946 unidades.
O Lightyear 0 nasceu da ideia de uma startup holandesa focada em carros elétricos com painéis solares e desde o início o projeto estabeleceu algumas metas, incluindo, por exemplo, um alcance de cerca de 700 km com uma única carga. Após sucessivas melhorias, o último protótipo conseguiu cobrir 710 km sem a necessidade de parar para recarregar no ano passado.
Durante a apresentação foi dito que a versão padrão, equipada com uma bateria de 60 kWh, chegará de fato a um alcance WLTP de 625 km, mas isso, graças à presença de painéis solares, aumentará para quase 700 km (695 km, sempre de acordo com o ciclo WLTP).
A empresa também afirmou que em um dia ensolarado médio na Holanda o carro pode rodar cerca de 50 km por dia apenas graças à energia proveniente dos 5 metros quadrados de painéis solares no teto e capô. E deve-se dizer que a Holanda não é exatamente o lugar mais ensolarado da Europa.
O conceito por trás deste sedã de emissão zero foi explicado pelo próprio Lex Hoefsloot, que é o co-fundador e CEO da Lightyear:
"Os carros elétricos são um passo na direção certa quando se trata da mobilidade do futuro, mas na Europa esperamos ver 84 milhões de veículos elétricos nas vias até 2030 e todos esses carros terão que recarregar. Acreditamos que um carro que pode reduzir a dependência de um carregador pode ser atraente e também mais fácil de usar."
Há também outras vantagens: "Além disso – continua Hoeflsoot – há também o problema relacionado à bateria. Podemos adotar acumuladores menores, precisamente porque podemos recarregá-los em movimento. Isso traz benefícios de custo, peso e também impacto no meio ambiente".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Jadlog testa van elétrica nacional Arrow One