A BYD, maior fabricante de carros elétricos e híbridos plug-in da China, está pisando no acelerador em termos de transição energética, com vendas superiores a 100.000 unidades mensais nos últimos três meses.
De acordo com o Securities Times (via CnEVPost), o presidente da BYD, Wang Chuanfu, observou durante a recente reunião anual de acionistas que a eletrificação da indústria automotiva está progredindo mais rápido do que o previsto anteriormente.
"O tamanho que podemos crescer depende de quanto espaço o mercado pode dar. Sentimos que o processo de eletrificação está acelerando muito mais rápido do que pensávamos"
Apesar do alto crescimento da produção, não está sendo fácil corresponder à demanda, que parece avançar ainda mais rápido.
O artigo observa que, de acordo com o National Business Daily, a BYD tem um atraso de pedidos de até 600.000 veículos (número não oficial), o que equivaleria a 5 a 6 meses de espera.
Wang Chuanfu disse também que a empresa está atualmente sob pressão para expandir sua atividades para fora da China.
Um relatório parcial do governo da cidade de Changzhou, na província de Jiangsu, no leste da China (também via CnEVPost), afirma que o recém-revelado BYD Seal entrará em produção este mês.
O volume de produção mensal esperado é de cerca de 15.000 unidades (180.000 anualmente), o que não nos surpreenderia, especialmente porque alguns previram níveis ainda mais altos.
O BYD Seal recebeu cerca de 22.637 pré-encomendas em apenas 7 horas após o lançamento oficial da pré-venda na China em 20 de maio. O carro começa em 212.800 CNY (R$ 160.600), após deduzir subsídios, e oferece uma autonomia CLTC de 550 km. As versões de Longo Alcance podem ir até 650-700 km.
No geral, a BYD parece estar muito bem preparada para essa expansão, pois já ampliou seu desenvolvimento interno e produz a bateria de lâmina (química LFP). A BYD também conseguiu lidar muito bem com a escassez de semicondutores devido à produção interna e aos recentes bloqueios.
A linha se expande consistentemente e segue para 20 modelos (contando BEV/PHEV separadamente). Vários deles, como o Song PHEV, Qin PHEV, Han BEV, Dolphin BEV, e o novo Yuan BEV excedem um nível de vendas de 10.000 unidades por mês no país asiático.
A BYD também irá acelerar a eletrificação aqui no Brasil. A marca já vende por aqui os modelos totalmente elétricos Tan EV e Han EV e se prepara para lançar o BYD D1, o carro criado para os aplicativos de mobilidade e frotas. Mais adiante, será a vez Song PHEV, um SUV híbrido plug-in que se destaca pela autonomia combinada de até 1.200 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia