A Ferrari elétrica – agora já sabemos – chegará em 2025. Durante o Capital Markets Day 2022, no entanto, outros detalhes foram dados sobre o primeiro modelo de emissão zero da empresa Maranello que, de acordo com todos os homens do Cavallino que se revezaram no palco, será uma Ferrari em todos os aspectos.

O carro será projetado e construído na fábrica histórica da marca, que será enriquecida com uma nova estrutura dedicada à eletrificação. A Ferrari elétrica, em primeiro lugar, difere de outros carros esportivos de emissão zero no mercado para uma série de novas tecnologias desenvolvidas internamente. Como deveria ser para uma joia do Cavallino.

Ferrari SF90 Stradale, a prova

Motores e baterias no topo

A Ferrari elétrica adotará motores específicos de alta eficiência, projetados e montados na fábrica de Maranello. Eles derivarão diretamente da experiência em corridas e terão o melhor desempenho em termos de entrega de energia.

O mesmo se aplicará às baterias. Eles também nascem com base no que foi aprendido em competições esportivas. Eles serão artesanais e estruturais: integrados à carroceria para reduzir peso e volume em benefício do comportamento na pista.

A Ferrari não construirá as células da bateria internamente, mas montará as células fornecidas por um parceiro para alcançar o desempenho necessário. E irá combiná-los com software e sistemas de resfriamento projetados por seus engenheiros. A Ferrari acredita que será capaz de aumentar a densidade energética das baterias em 10% a cada 2 anos. Isso, em uma segunda fase, levará à adoção de acumuladores cada vez mais compactos e leves, com benefícios óbvios de diferentes pontos de vista.

Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale

Um ronco único

A Ferrari elétrica – foi dito – será 100% Ferrari, só que com um powertrain diferente e emissões zero. Terá o mesmo desempenho dos outros modelos, a mesma tecnologia para gestão dinâmica de veículos, o mesmo cuidado e a mesma exclusividade.

Feito com um uso generalizado de materiais eco-sustentáveis, ela será projetada com especial atenção à aerodinâmica e eficiência geral, e para maximizar o envolvimento de condução, ele também será equipado com um ronco peculiar. 

Como a eletrificação irá avançar

A Ferrari anunciou que alcançará a neutralidade climática em 2030. Para isso, além de trabalhar em uma gama cada vez mais sustentável, comprará créditos certificados para a redução e compensação de emissões e criará o Bosco Ferrari, um projeto de reflorestamento italiano.

Com foco na linha, da qual você pode ter uma visão geral aqui, o cronograma prevê uma mistura de modelos até 2026 representados por 5% carros elétricos, 55% carros híbridos e 40% carros com motor a combustão. Em 2030 os percentuais serão: 40% de energia elétrica pura; 40% híbrido; 20% térmico. A Ferrari também trabalhará em combustíveis sintéticos e hidrogênio para reduzir as emissões de CO2. Mas estamos falando de duas tecnologias que provavelmente só encontrarão aplicação na próxima década.

Galeria: Ferrari Capital Markets Day 2022