A Peugeot apresentou ontem na Argentina a etapa local do "Move to Electric", a nova estratégia global do grupo Stellantis que se estabeleceu para alcançar a "pegada de carbono zero" em 2038 e vender 5 milhões de carros elétricos em todo o mundo até 2030 (em comparação com os 200 mil que registrados em 2021). Além disso, nesse mesmo ano, a Stellantis vai parar de vender carros com motores de combustão em toda a Europa.
E na Argentina? A estratégia local de "Move to Electric" para a marca do leão começou com o lançamento comercial do novo Peugeot 3008 Hybrid4, o primeiro plug-in híbrido da Peugeot no país vizinho, do qual eles esperam vender cerca de 150 unidades até o final do ano.
Enquanto outros veículos híbridos plug-in já são vendidos na Argentina, a Peugeot considera seu produto o primeiro do tipo que pertence a uma marca generalista: "Porque os outros são de marcas premium", disse Franklin Bendahan, diretor da marca na Argentina, referindo-se ao DS 7 Crossback E-Tense e Mercedes-Benz GLC 350e.
"Com o posicionamento no preço, nosso 3008 Hybrid4 competirá contra o Ford Kuga Hybrid e o Toyota Rav4 Hybrid, embora esses modelos sejam híbridos, e não possam ser carregados", esclareceu.
Após o 3008 Hybrid4, o próximo lançamento eletrificado da Peugeot na Argentina será o novo e-2008 GT totalmente movido a bateria, que já foi exibido durante o verão em um evento de antecipação no país.
E o e-208? A versão 100% elétrica do hatchback para o segmento B (pequeno) já é comercializada em países vizinhos, como Brasil e Uruguai, mas no momento não há planos de importá-lo ou fabricá-lo na fábrica de El Palomar (embora a plataforma multi-energia CMP permita isso).
Isso significa que já temos que começar a dizer adeus aos Peugeots com motores de combustão interna? Não, até 2041 ainda há um longo caminho a percorrer. Por isso, antes do final do ano ainda está confirmado o lançamento local da picape Peugeot Landtrek, que terá motores clássicos de turbodiesel.
Como ainda não há nenhum anúncio sobre a produção de veículos eletrificados na Argentina, o cronograma para o Brasil não deve ser alterado. Mas o lançamento do 3008 PHEV, um modelo aguardado por aqui, pode vir a se concretizar.
De resto, é aguardar pela versão elétrica do 2008 (até o fim do ano por aqui e em 2023 na Argentina) e o totalmente novo Peugeot 308 elétrico, que deve ficar pronto no ano que vem e é uma boa possibilidade para o nosso mercado mais adiante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv