Tesla produz 1.000 unidades do Model Y por semana na fábrica de Berlim
A giga-fábrica alemã está aumentando gradualmente o ritmo de produção, mas ainda há um longo caminho pela frente
É oficial. A Tesla acaba de anunciar que a giga-fábrica Berlin-Brandenburg, localizada em Grünheide, na região de Berlim, produziu o Model Y número 1.000 em uma única semana. Este é um passo importante para a fabricante norte-americana de veículos elétricos que acelera o ritmo para satisfazer a demanda de seus clientes.
Elon Musk parabenizou a equipe como de costume através de um tweet no qual está escrito: "Parabéns à equipe Giga Berlin por fazer mais de 1.000 carros em uma semana!"
Ao produzir 1.000 unidades por semana, a fábrica alemã deve ser capaz de montar 50.000 Tesla Model Y por ano. Embora esse número pareça alto, lembre-se que a planta tem uma meta muito mais ambiciosa, a de produzir mais de 500.000 unidades por ano! Então, ainda há um bom caminho a ser percorrido.
Galeria: Tesla Gigafactory Berlin
No entanto, segundo o site Electrek, após a inauguração da fábrica em março passado o ritmo de produção aumentou mais lentamente do que o esperado. A Giga Berlin deveria inicialmente produzir 1.000 unidades por semana já a partir de abril, mas o fabricante americano teria encontrado alguns problemas pelo caminho.
Vale lembrar que a Giga Berlin só produz o Tesla Model Y Performance. O SUV elétrico é alimentado por células de bateria cilíndricas do tipo 2170. As outras versões do Tesla Model Y devem entrar em produção na fábrica alemã em breve.
Deve-se notar que desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a indústria automotiva vem enfrentando dificuldades de produção devido à escassez. Tesla não é imune. Troy Teslike relata que nos primeiros três meses - março, abril e maio - o Giga Berlin produziu 8865 Tesla Model Y. Para colocar esse número em perspectiva, isso é metade do que giga Xangai produziu no lançamento do Model 3 e Model Y.
Finalmente, saiba que a Tesla está em processo de redução de sua força de trabalho em todo o mundo. Ex-funcionários da Tesla testemunham no Linkedin. Eventualmente, a Tesla poderia cortar 10% de sua força de trabalho total, ou cerca de 10.000 funcionários. Isso não se aplica aos trabalhadores envolvidos nas linhas de montagem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024