A trajetória de desenvolvimento do Tesla Cybertruck é repleta de idas e vindas. Desde a sua apresentação em 2019, a picape elétrica que chama atenção pelo seu design futurista e às vezes controverso tem sofrido diversas modificações e constantes adiamentos na sua previsão de lançamento.

No entanto, parece que o horizonte começa a ficar mais claro para o Cybertruck. Nesta semana, o número um da Tesla, Elon Musk, disse que eles finalmente chegaram ao design definitivo da tão aguardada picape elétrica. Isso quer dizer que o estágio de desenvolvimento está concluído. 

Vale mencionar que durante o seu desenvolvimento, o Tesla Cybertruck teve rumores, inclusive, sobre o cancelamento do projeto, ainda que a Tesla sempre tenha insistido que o seu lançamento comercial seria concretizado. 

 

Na primeira apresentação, a promessa era de que a picape elétrica chegaria ao mercado em 2021. O projeto sofreu atrasos e em em seguida seu lançamento foi programado para 2022. Por fim, foi feito um último anúncio de que a picape ficaria pronta no final deste ano e chegaria ao mercado no começo de 2023.

Recentemente, pudemos ver várias unidades do Tesla Cybertruck circulando nos arredores da fábrica de Austin, no Texas, local onde a picape deve ser produzida em larga escala. 

De uma forma geral, podemos dizer que a picape não sofreu mudanças drásticas no design ao longo de processo de desenvolvimento. Algumas questões discutidas foram o tamanho e inclusão de elementos como limpadores de para-brisa e retrovisores externos. 

Durante a entrevista ao Tesla Owners Silicon Valley, onde fez muitos outros anúncios, Musk disse que o foco de Tesla agora é tentar finalmente começar a construir a picape. No entanto, ele ressalta que não importa o quanto a montadora tente, não será capaz de compensar a falta de semicondutores que agora assola a indústria.

É por isso que ele estima que, embora o design do Cybertruck não seja mais alterado, para que eles possam começar a se preparar e fazer ferramentas para a produção na Gigafactory do Texas, seu início real de produção ainda está a 12 meses de distância. E essa é apenas a estimativa de Elon agora, que não leva em conta qualquer problema adicional que eles ainda possam encontrar no caminho para a produção.