Volvo CE inicia testes com protótipo de caminhão articulado a hidrogênio
A empresa começou a testar o Volvo HX04, protótipo de um caminhão articulado com células de combustível
A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) começou a testar o Volvo HX04, protótipo de um caminhão articulado com células de combustível. Os resultados fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas por essa tecnologia à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento.
Enquanto acelera seu trabalho em fontes de energia sustentáveis, a Volvo CE tem como objetivo atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040, dentro de toda a cadeia, impulsionando a transformação do setor rumo à neutralidade em carbono.
Dentro dessa jornada, a empresa desenvolveu um protótipo de caminhão articulado, o Volvo HX04, com células de combustível de hidrogênio, livre de emissões.
“Fomos os inventores do primeiro caminhão articulado do mundo há mais de 55 anos. Agora temos a satisfação de novamente impulsionar a mudança com este caminhão movido a células de combustível. Embora ainda seja um protótipo, esta inovação fornecerá informações valiosas sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética, juntamente com as demais soluções de bateria elétrica.
Acreditamos que, ao explorar múltiplas tecnologias, podemos criar um caminho melhor rumo à descarbonização do setor da construção”, diz Carolina Diez Ferrer, diretora dos programas de engenharia avançada na Volvo CE.
O Volvo HX04 é resultado de um projeto de pesquisa realizado entre 2018 e 2022 que conta com financiamento do FFI, uma colaboração nacional entre a Vinnova, Agência Sueca de Inovação; Swedish Energy Agency, Agência Sueca de Energia; e o Swedish Transport Administration, Departamento Sueco de Transporte.
Os engenheiros no Centro de Tecnologia de Eskilstuna, também na Suécia, contribuíram com o software e conhecimento de seu laboratório de testes de células de combustível. Embora ainda não disponível comercialmente, esse veículo-conceito trará informações para a produção no futuro.
Estação de reabastecimento de hidrogênio
A infraestrutura para hidrogênio ainda está sendo desenvolvida. A Shell instalou uma estação de reabastecimento na pista de testes da Volvo CE em Braås. A Shell e o Grupo Volvo são membros fundadores da H2Accelerate, uma colaboração entre empresas para fomentar as condições para a introdução de caminhões a hidrogênio na Europa.
O processo de abastecimento do Volvo HX04 com 12 kg de hidrogênio leva cerca de 7,5 minutos, permitindo que o equipamento opere por aproximadamente quatro horas.
Em princípio, uma célula de combustível funciona de forma muito semelhante a uma bateria. Mas ao invés de ser carregada por meio de uma fonte externa, tem a capacidade de gerar sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo. A comercialização de máquinas movidas a hidrogênio é esperada para a segunda metade desta década.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança