Esqueça o que você sabe sobre o Renault Scenic porque esta é uma abordagem totalmente diferente deste nome bem conhecido, inclusive aqui no Brasil. Para começar, não é mais uma minivan, pois a Renault vai transformar o MPV em um SUV. Em segundo lugar o motor será elétrico e ainda terá um extensor de alcance, mas não com um motor a combustão, como no BMW i3 Rex, Chevrolet Volt ou o Fisker Karma.

O inusitado sistema de propulsão do crossover pega emprestado o motor elétrico de 215 cv do Megane E-Tech do qual também herdou a bateria menor de 40 kWh. Ele adiciona uma célula de combustível de 16 kW montada no assoalho no sistema que alimenta a bateria. A Renault explica que ao trilhar esse caminho pode instalar uma bateria duas vezes mais leve oferecendo a mesma autonomia. 

Galeria: Renault Scenic Vision Concept

Falando em peso, o Renault Scenic Vision sobe na balança em 1.700 kg, o que o torna mais pesado que o Megane E-Tech. Isso porque o SUV é maior, alcançando os 4,49 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,59 metro de altura. Isso o torna 291 mm mais longo, 132 mm mais largo e 85 mm mais alto, com a distância entre-eixos alongada em expressivos 15 cm.

Uma versão de produção seguirá em 2024 na mesma plataforma CMF-EV que serve de base ao já citado Megane E-Tech, bem como seu modelo irmão, o Nissan Ariya. No entanto, não espere esse extensor de alcance de hidrogênio já no lançamento.

A montadora francesa estima que a célula de combustível de hidrogênio permitirá ao veículo elétrico ser capaz de cobrir 800 quilômetros até o final da década sem parar para uma recarga de apenas cinco minutos.

Além das linhas angulares e estilo peculiar, este Scenic Vision se destaca por sua construção ecológica. Ele incorpora mais de 70% de materiais reciclados, sendo 95% reciclável (incluindo a bateria) no final de seu ciclo de vida. Comparado a um veículo elétrico tradicional movido a bateria, o conceito tem uma pegada de carbono 75% menor.

A construção ecológica vai além de elementos como o tanque de células de combustível feito com fibra de carbono a partir de resíduos de papel reciclado. Não há couro dentro da cabine futurista desde que a Renault a substituiu por poliéster reciclado de baixo carbono. Quase um terço do plástico usado vem de uma fonte sustentável, enquanto os pigmentos pretos da tinta são o subproduto das partículas de processamento capturadas na atmosfera.

O "Scenic" ficará em 'espera' até 2024, quando o conceito se transformará em uma versão de produção. A Renault acabou de matar a minivan de cinco lugares, enquanto a versão de sete lugares irá se aposentar ainda este ano.