Com a transição para a mobilidade elétrica a Renault fará uma mudança completa na sua linha de modelos. Nesse processo, a marca francesa tem resgatado nomes antigos que irão batizar novos carros elétricos e a informação mais recente é de que a conhecida Renault Scenic também retornará ao mercado, não mais como uma minivan e sim como um SUV elétrico. 

O futuro Renault Scénic E-Tech Electric será um SUV elétrico de cinco lugares baseado na plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que ficará posicionado acima do recém-lançado Megane E-Tech, este último com lançamento já confirmado no Brasil. 

Renault Scenic
Renault Scenic

A informação foi apurada pelos ingleses da Auto Express, que publicaram as declarações do CEO da Renault, Luca de Meo, durante a conferência de resultados de 2021. A apresentação do conceito está prevista para maio deste ano, e sua chegada ao mercado deve acontecer até 2024.

Dentro da nova estratégia de veículos elétricos da Renault, o Megane, que tem elementos hatchback e crossover, seria um rival mais próximo do Volkswagen ID.3, enquanto que o futuro Scenic elétrico iria encarar SUVs do mesmo porte, como por exemplo o Volkswagen ID.4. 

Renault Megane E-Tech Electric
Renault Megane E-Tech Electric

Vale lembrar que na conferência realizada recentemente, o CEO da Renault mostrou um quadro com a prévia dos lançamentos de veículos elétricos até 2025. Conforme já noticiamos, em 2024 o destaque será a estreia do sucessor do Dacia Spring (Kwid elétrico), o Renault 5 elétrico, o novo Renault R4 elétrico, dois modelos não revelados e por último um modelo oculto que pode ser o Scénic renascido.

O Renault Scenic chegou ao mercado em 1996, ainda como Megane Scenic, se tornando um modelo independente com a segunda geração, que estreou em 2003. Atualmente está na quarta geração e disponível em alguns países nas versões de 5 e 7 lugares, mas cada vez menos presente devido ao avanço maciço dos SUVs. 

No Brasil, a primeira geração da minivan foi produzida localmente de 1999 a 2010, sendo que depois disso apenas algumas unidades da Scenic de segunda geração foram importadas para o país. 

Fonte: HibridosyElectricos