Fiat e-Scudo: furgão elétrico é lançado no Brasil por R$ 329.990
Primeiro veículo comercial elétrico da Fiat no país estreia na versão de carga com autonomia de até 330 km
A Fiat apresentou nesta semana o novo Fiat Scudo no Brasil juntamente com a versão elétrica e-Scudo. O furgão elétrico foi apresentado no final do ano passado e chega ao país por R$ 329.990 como um modelo rebatizado dos franceses Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy, lançados no início do ano por aqui.
Na verdade, o Scudo foi apresentado na Europa junto com a versão de passageiros Ulysse, que ainda não tem previsão de chegada por aqui. E assim como seus modelos irmãos, o furgão elétrico da Fiat é baseados na plataforma EMP2 da PSA (agora Stellantis), assim como a versão a diesel.
Galeria: Fiat e-Scudo (BR)
O sistema de propulsão é o mesmo de outros veículos elétricos PSA: um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, combinado com uma bateria de 75 kWh. Segundo os dados do Inmetro, o furgão elétrico tem autonomia para rodar 330 km na cidade e 237 km na estrada. A velocidade máxima é de 136 km/h.
No carregamento rápido, é possível chegar a 80% do estado de carga em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.
Importado da França, o Fiat e-Scudo é equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).
O Fiat e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil. Disponível nas cores Cinza Artense ou Branco Banchisa, o furgão elétrico possui garantia de 3 anos (ou 160 mil km) do veículo e 8 anos de garantia da bateria.
Equipamentos: monitor de pressão dos pneus, câmbio automático, direção eletro-hiráulica, painel de instrumentos com tela colorida de 3,5", acionamento automático dos limpadores de para-brisa, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré com visão 180º e central multimídia com tela de 7" compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
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