A Volkswagen acelera o passo de seus carros elétricos. Em todos os sentidos. A montadora com sede em Wolfsburg revelou o ID. Aero, o conceito que antecipa o sucessor natural do Passat à venda a partir do segundo semestre de 2023.
Parte da família ID que já inclui o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6 (este último vendido apenas na China), este é o primeiro modelo zero emissão de três volumes da Volkswagen.
O sedã elétrico de quase 5 metros de comprimento demonstra a extrema versatilidade da plataforma MEB, que é a mesma – lembramos – que dá vida tanto ao compacto ID.3 quanto ao multiuso ID. Buzz. O ID. Aero compartilha vários elementos visuais com os outros modelos da linha ID, começando pela frente com linhas afiadas simples e a estreita barra de LED que combina os faróis com o logotipo da Volkswagen.
Na lateral estão as rodas de liga leve de 22", maçanetas retráteis e um teto curvo quase coupé para maximizar a aerodinâmica. Este último quesito é um dos pontos fortes do ID. Aero que possui um coeficiente Cx de 0,23. Na traseira, porém, o destaque são as luzes LED com design tridimensional e os apliques pretas na parte inferior para deixar o visual mais esbelto.
A Volkswagen ainda não revelou muitos detalhes técnicos sobre o conceito. Sabe-se apenas que a autonomia será de cerca de 620 km pelo padrão WLTP e que o carro terá "capacidades de conexão sem precedentes e atualizações remotas". De acordo com os rumores nos últimos meses, o sedã elétrico deve ser oferecido nas versões de tração traseira e tração integral, sendo este último a versão esportiva GTX (com previsão de acelerar de 0-100 km/h em 5,6 segundos).
O Volkswagen ID. Aero estreará na China em 2023 e depois chegará à Europa e América do Norte nos próximos meses. Os preços ainda não foram revelados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos