O caminho da Yamaha para a neutralidade de carbono também passa pelo Vale do Silício: a montadora duas rodas japonesa com sede em Iwata alocou, através da filial Yamaha Motor Ventures, fundada no Vale do Silício (Califórnia), um fundo de 100 milhões de dólares para essa finalidade a ser gerenciado nos próximos 15 anos.

Os objetivos

A Yamaha descreveu a missão do fundo de investimento como uma forma de "proporcionar uma nova emoção e uma vida mais gratificante para as pessoas em todo o mundo" ao se concentrar em iniciativas verdes de vários tipos e com várias empresas diferentes. 

Para isso, a Yamaha investirá em empresas que atuam na solução de problemas ambientais e colaborando com outros parceiros para melhorar as atividades, como já aconteceu com a criação do promissor consórcio de baterias intercambiáveis fundada em conjunto com a Piaggio, KTM e Honda e o lançamento no mercado das primeiras scooters elétricas da marca dos três diapasões.

Mudança de ritmo

Na prática, a montadora japonesa de duas rodas ainda não revelou as startups e empresas com as quais iniciará a colaboração e para as quais alocará investimentos, mas o fundo faz parte das atividades do novo plano de gestão de médio prazo, que visa até 2024 acelerar os esforços de compensação de carbono para alcançar a neutralidade de carbono o mais rápido possível.

A estreia da nova scooter elétrico Yamaha Neo's na Europa, não foi, portanto, um simples movimento para entrar no tabuleiro de xadrez da mobilidade elétrica de duas rodas, mas sim o primeiro passo de uma pequena grande revolução que está apenas começando.