O mercado chinês de carros elétricos continua crescendo em um ritmo muito acelerado. Somente em maio, mais de 400.000 veículos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) foram emplacados no país, onde o segmento já chega a 31% de todo o mercado.
O carro mais vendido na China continua sendo o imbatível Wuling Mini EV, dos quais 34.000 unidades foram entregues aos clientes apenas em maio. O número acumulado do ano mostra 161.500 exemplares entregues do pequeno veículo elétrico, dando-lhe uma vantagem confortável sobre o segundo mais vendido, o Tesla Model Y com 81.500 entregas.
O nosso time norte-americano do InsideEVs falou bastante sobre o Wuling Mini EV em março deste ano, quando o modelo chamado GameBoy Edition foi lançado na China. Ele tem quatro versões diferentes, Hurricane Phantom, Jungle Traveler, Star Rover e Party Sweetheart, cada uma delas com um acabamento externo ligeiramente diferente e calotas exclusivas.
O Mini EV atual mudou bastante desde que a primeira versão chegou ao mercado, especialmente nesta edição especial. Há um novo conjunto ótico na parte traseira e na frente, além de um pacote esportivo com novos elementos nos para-choques e saias laterais.
As proporções permanecem inalteradas, porém, há uma carroceria alta e estreita com extremidades quadradas e minúsculas rodas de 12 polegadas. Um detalhe curioso que vale destaque é que esta edição GameBoy não nasceu como resultado de uma parceria com a Nintendo e não tem nada a ver com sua linha GameBoy.
O interior foi extensamente atualizado, mas ainda é o mesmo espaço aparentemente barato e apertado, ainda aceitável pela proposta e preço cobrado pelo carrinho. A tela principal agora possui funcionalidade Bluetooth e também há um console central redesenhado com novos materiais. Os bancos, apesar do novo estofamento mais bonito, estão entre os "menos confortáveis" do mercado, segundo a avaliação da mídia chinesa.
No entanto, as atualizações mais importantes em relação às versões anteriores estão sob o capô. Este novo Mini EV tem 15% mais potência, agora com um pico de 41 cv (30 kW) e cerca de 11,2 kgfm de torque. Outra grande melhoria vem da bateria maior de 26,5 kWh, que é suficiente para uma autonomia de 300 quilômetros pelo padrão NEDC. A dirigibilidade, no entanto, segue no mesmo nível da versão pré-facelift, ou seja, apenas razoável.
Fonte: Wheelsboy on YouTube
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