Após LG e Panasonic, a Samsung também pisa no acelerador com a produção das células de bateria 4680 para a Tesla. Quem traz esses rumores é a imprensa coreana, com a Elec na dianteira, que relata a preparação de uma linha de produção piloto na fábrica que fica em Cheonan.

De acordo com o matéria, a capacidade de produção nessa fase seria ligeiramente inferior a 1 GWh: um número que pode parecer um pouco baixo, mas que demonstra o objetivo da empresa de se limitar a testar os acumuladores, pois a produção em massa ocorrerá em um local completamente diferente.

bateria tesla panasonic 4680

Anteriormente, foi relatado que a fabricante sul-coreana está desenvolvendo pelo menos duas versões da célula da bateria - 4680 (46 mm de diâmetro e 80 mm de altura) e uma mais curta, com um comprimento entre 40 mm e 60 mm.

A Elec sugere que as células mais curtas possam ser destinadas para a BMW, uma das principais clientes de baterias da Samsung SDI, que supostamente usará a célula cilíndrica de íons de lítio em seus carros elétricos de próxima geração (em vez das células prismáticas). A matéria observa que representantes da Samsung Electronics visitaram recentemente a BMW na Europa.

Após a fase piloto, o próximo passo será um aumento para 8-12 GWh anualmente, porém não necessariamente na Coreia do Sul. O artigo diz que uma linha de produção em massa provavelmente será construída em Serban, Malásia, onde a fábrica da Samsung SDI está produzindo baterias cilíndricas desde 2012 (incluindo o modelo 2170 a partir de 2021).

Outro ponto interessante é que a Samsung SDI encomendou equipamentos de fabricação para a linha piloto da Hanwha Corporation (equipamento de eletrodos) e Koem (equipamento de montagem). A Elec diz que essas são as mesmas empresas anteriormente escolhidas pela Tesla para sua linha piloto em Fremont, Califórnia.

Parece que o interesse em células de bateria cilíndricas do tipo 4680 está aumentando bastante. Atualmente, a Tesla produz esse tipo de célula internamente nos EUA, enquanto a Panasonic admite oficialmente que foi solicitada a acelerar o desenvolvimento - a empresa já enviou amostras para a Tesla. 

A produção em série das 4680 células da Panasonic deve começar no próximo ano fiscal (entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024).

Enquanto isso, a LG Energy Solution anunciou um investimento de 580 bilhões de KRW (US$ 450 milhões) na fabricação de baterias do tipo 4680, com a meta de iniciar a produção em massa "até o segundo semestre de 2023".