Uma enxurrada de recursos para produzir baterias de veículos elétricos está chegando à Europa. A última notícia são os fundos levantados pela Northvolt, que anunciou um aumento de capital para apoiar suas operações no Velho Continente da ordem de US$ 1,1 bilhão. 

Na lista de investidores você também poderá encontrar o nome do Grupo Volkswagen. Os outros são AMF, AP funds 1-4, ATP, Ava Investors, Baillie Gifford, Compagnia di San Paolo, Folksam Group, Goldman Sachs Asset Management, IMAS Foundation, Olympia Group, OMERS Capital Markets, PCS Holding, Swedbank Robur e TM Capital.

Galeria: Northvolt fábrica de baterias

Baterias europeias

Graças à nova injeção de liquidez, a Northvolt pode contar com quase 8 bilhões de dólares levantados desde 2017, o que a ajudará a completar sua missão de desenvolver uma das maiores empresas europeias para a produção de baterias para carros elétricos.

O outro objetivo importante é garantir que pelo menos 50% dos suprimentos de matérias-primas sejam compostos por baterias recicladas até 2030. É também por isso que a empresa abriu a maior usina de reciclagem da Europa. Ela está localizada em Fredrikstad, no sul da Noruega, e nasceu da aliança com a Hydro local.

O mapa das gigafábricas

Para o futuro, a Northvolt continuará o plano de expansão de sua fábrica em Skellefteå e continuará a construção da gigafábrica Gotemburgo (Suécia), com a Volvo, e a de Heide (Alemanha), batizada de Frei. Paralelamente, a empresa construirá uma fábrica de cátodo em Borlänge (Suécia), chamada Fem.

Voltando ao presente e às metas já alcançadas, a empresa já fabricou as primeiras baterias 100% europeias: um marco alcançado no final de dezembro de 2021. As entregas começaram em meados de maio.

Os pedidos têm um valor total de cerca de US$ 55 bilhões e irão para clientes como BMW, Fluence, Scania, Volvo e Volkswagen. Northvolt empregou 1.800 pessoas até agora e está procedendo à taxa de 150 contratações por mês.