Depois de apresentar as primeiras fotos oficiais do Ioniq 6 no mês passado, a Hyundai agora divulga todos os detalhes sobre o seu sedã elétrico, inclusive suas especificações. A marca coreana promete que ele será um dos mais eficientes do mercado.
O Hyundai Ioniq 2024 oferecerá duas opções de baterias. A mais básica será de 53 kWh, enquanto a mais cara terá um conjunto de 77,4 kWh de longo alcance, o mesmo que está no Ioniq 5. No caso do sedã, a Hyundai estima que o carro terá uma autonomia acima de 610 km pelo ciclo WLTP, na versão com as baterias de 77,4 kWh.
Supera com folga os 481 km do Ioniq 5, mesmo que o SUV compacto tenha as mesmas baterias. Esta diferença é explicada primeiro pela aerodinâmica, muito mais favorável para o sedã do que no utilitário. Outra razão é a própria eficiência do sistema. A Hyundai diz que a versão com um único motor, baterias de 53 kWh, tração traseira e rodas de 18" tem um rendimento de 14 kWh/100 km.
Fazer 14 kWh/100 km é algo impressionante, pois é próximo de carros menores - o Nissan Leaf, por exemplo, faz 17,2 kWh/100 km. Isto faz com que seja um dos veículos elétricos mais eficientes já lançados. Claro, são estimativas da Hyundai, pelos testes internos feitos seguindo o ciclo WLTP usado na Europa, mas não deve ficar longe disso na avaliação real.
Assim como o Ioniq 5, o Ioniq 6 com as baterias de 77,4 kWh pode ser combinado a um ou dos motores. A primeira opção teria somente tração traseira, enquanto a segunda contará com tração integral. Na versão topo de linha com dois motores, o sedã elétrico produzirá uma potência combinada de 325 cv e um torque máximo de 61,7 kgfm. Nesta configuração, o carro será capaz de acelerar de 0 a 100 kmqh em 5,1 segundos. Infelizmente, a Hyundai não revelou os dados da versão com um único motor.
Baseado na arquitetura E-GMP da carros elétricos do Grupo Hyundai, o Ioniq 6 suporta as infraestruturas de carregamento de 400V e 800V, sem o uso de qualquer adaptador. De acordo com a marca, usando um carregador de 350 kW, será possível carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos.
O Ioniq 6 contará com uma função vehicle-to-load (V2L), permitindo usar a carga das baterias para energizar qualquer outro equipamento elétrico, como se fosse um gerador. Além da tomada do lado de fora para esta função, ainda tem uma segunda entrada embaixo dos bancos traseiros, para pequenos eletrônicos como laptops, smartphones e similares.
Será um carro consideravelmente grande. O Ioniq 6 mede 4,855 metros de comprimento, 1,880 m de largura e 1,495 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,95 m, garantindo um espaço interno bem generoso, principalmente para quem viajar na segunda fileira de assentos.
Nos bancos dianteiros, a Hyundai oferecerá um pacote opcional chamado Relaxation Comfort Seats, em que o ângulo dos assentos podem ser ajustado pelos passageiros. Além disso, todos os bancos são aproximadamente 30% mais finos do que o de carros convencionais, o que dá mais espaço ainda para os passageiros.
Será uma grande vitrine tecnológica para a Hyundai. O Ioniq 6 terá um painel modular sensível ao toque, integrando um display de 12 polegadas para a central multimídia e outro 12 polegadas para cluster de instrumentos. A multimídia exibe informações em tempo real, ajustando o trajeto no GPS de acordo com a carga da bateria, usando seus serviços conectados para ajudar a procurar e planejar a melhor rota, incluindo uma estação de recarga no caminho.
Terá suporte para multiplas conexões Bluetooth, permitindo conectar dois aparelhos ao mesmo tempo. A Ioniq 6 ainda conta com sistema de som premium da Bose com oito alto-falantes e a multimídia Bluelink tem a função Infotainment/Map, com atualizações pela nuvem para manter o GPS sempre com as últimas modificações.
O sedã elétrico da Hyundai será o primeiro carro da marca a oferecer atualizações de sista pela nuvem não só para a multimídia, como para funções do veículo. Isto permitirá que o proprietário receba novas especificações para as baterias, sistema de condução autônoma e outros equipamentos do carro, além da própria multimídia.
Será possível personalizar a experiência de condução do sedã, usando um sistema chamado EV Performance Tune-up. Com ele, é possível ajustar o peso do volante, a força do motor, a sensibilidade do pedal do acelerador e outras especificações.
Como esperado, o Ioniq 6 contará com uma grande quantidade de assistentes à condução, como parte do pacote Hyundai SmartSense. Trará o Highway Driving Assist 2, controle de cruzeiro adaptativo que não só mantém a velocidade programada e o carro na faixa correta, como também troca de faixas ao dar seta. O ACC ainda tem um segundo sistema chamado Smart Cruise Control (SCC) que aprende o estilo de condução do motorista e, ao ser ativado, imita tudo o que aprendeu. A empresa não diz exatamente qual é o efeito disso.
Ainda tem itens já esperados, como monitor de ponto cego, assistente de frenagem de emergência, assistente de troca de faixas (avisando e freando caso exista chance de colisão) e outros. Quem não gosta de estacionar terá sistemas como Remort Smart Parking Assist 2, permitindo mandar o carro estacionar ou sair da vaga mesmo que você esteja fora do veículo. Funciona com vagas paralelas, perpendiculares e até diagonais.
A Hyundai vai começar a produzir o Ioniq 6 na Coreia do Sul e na Europa agora no 3º trimestre deste ano. As entregas acontecerão mais no final do ano. Ainda será feito nos Estados Unidos, mas somente em janeiro de 2023, chegando às concessionárias ainda no 1º trimestre do ano que vem.
No caso do Brasil, teremos que aguardar por uma definição. O Grupo Caoa é responsável pelos modelos importados da Hyundai no país, mas tem feito silêncio sobre novos modelos da marca sul-coreana. Havia até prometido trazer o Ioniq anterior na versão híbrida, o que não aconteceu. Se vier, só aparecerá por aqui no ano que vem, na melhor das hipóteses.
Fonte: Hyundai
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