A Hyundai anunciou nesta semana que recebeu 37.446 pedidos para o seu mais novo carro elétrico, o modelo Hyundai Ioniq 6, na Coreia do Sul durante o primeiro dia de pré-venda.

Esse é um novo recorde surpreendente para a marca coreana, significativamente superior às 23.760 encomendas do Hyundai Ioniq 5 feitas no primeiro dia de fevereiro de 2021. Para comparação, o Kia EV6 registrou mais de 21.000 reservas no primeiro dia em seu mercado doméstico.

Também é um sinal claro de que o Hyundai Ioniq 6 foi bem recebido pelo público e que há uma grande demanda pelo modelo.

Podemos supor que, uma vez que a empresa abra listas de pedidos em outros mercados, como EUA e Europa, ela poderá ser preenchida rapidamente. Os interessados no carro elétrico terão que se mexer rapidamente se quiserem receber seus carros até o final de 2023.

O Hyundai Ioniq 6 foi apresentado no Busan Motor Show em julho. O sedã baseado na plataforma E-GMP estará disponível com duas versões de bateria: 53,0 kWh e 77,4 kWh. Graças à aerodinâmica muito boa, espera-se que ofereça um alcance muito bom de até 610 km pelo padrão WLTP.

Há também duas opções de propulsão: motor único de tração traseira e motor duplo de tração integral (até 239 kW / 324 cv). A configuração topo de linha promete acelerar de 0 km/h a 100 km/h em 5,1 segundos.

Hyundai Ioniq 6 Design estreia cabine lateral do passageiro

Obviamente, como nos outros modelos baseados na arquitetura E-GMP, um dos pontos fortes do Hyundai Ioniq 6 será uma excelente capacidade de carregamento rápido, que deve permitir que ele recarregue de 10% a 80% do estado de carga (SOC) em apenas 18 minutos. Além disso, ele vem com o sistema Vehicle-to-load (V2L) para alimentar dispositivos externos através da porta de carregamento.

Os preços na Coreia do Sul, após incluir os subsídios locais, começam em 52 milhões de KRW (mais de R$ 197.800) no caso da versão básica de longo alcance.

O lançamento oficial das vendas no mercado interno está previsto para setembro. Nos EUA, o Hyundai Ioniq 6 será lançado no primeiro semestre de 2023 (a produção deve começar em janeiro do ano que vem).