Este é o Hyundai Ioniq 6, o mais novo carro elétrico da marca coreana que estreia como o segundo modelo da linha Ioniq. Revelado por completo, o sedã elétrico que aposta num design ousado e bastante personalidade para encarar Tesla Model 3 e BMW i4, não ficou tão diferente do conceito que o antecedeu.

Com elementos modernos, evidenciados pelas lanternas em pixel e ao mesmo tempo com um toque retrô, o Ioniq 6 não é radicalmente diferente do conceito Prophecy apresentado em março de 2020, embora seja menos radical no design. 

Galeria: Hyundai Ioniq 6 - versão final

O Hyundai Ioniq 6 tem 4,85 metros de comprimento, sendo um pouco mais curto que um Mercedes EQE, mas claramente mais longo que o BMW i4 e Tesla Model 3. Altura: 1,49 metro. Largura: 1,88 metro. Os números dos balanços dianteiro/traseiro também são interessantes: 850 mm na frente e 1.055 mm na traseira. A distância entre-eixos é de excelentes 2,95 metros.

Assim como o hatch elétrico Ioniq 5, o Kia EV6 ou o Genesis GV60, o Hyundai Ioniq 6 também usa a "Plataforma Modular Global Elétrica" E-GMP. A construção se destaca pelo assoalho plano, com a ausência do túnel central, o que favorece o espaço para as pernas de quem vai atrás. Na cabine, a iluminação se adapta à velocidade, e até mesmo no volante há um "Pixel Light Interativo" enquanto o painel é moderno e composto por duas telas de 12 polegadas.

Hyundai Ioniq 6

Por fora, o Ioniq 6 é espetacular, especialmente na traseira. É nesse ponto que chama a atenção o spoiler "rabo de pato". As maçanetas se abrem automaticamente e também há retrovisores externos com câmera. E também há um novo logo da Hyundai.   

Os clientes poderão escolher entre rodas com aro 18 ou 20 polegadas, bem como 12 cores para a pintura externa, enquanto os faróis de LED pixelados se destacam no conjunto ótico dianteiro. 

Por enquanto, a Hyundai ainda está mantendo silêncio sobre o trem de força, mas considerando outros modelos criados sobre a arquitetura E-GMP não é tão difícil saber o que vem por aí.

Possivelmente estamos falando de um motor elétrico de 125 kW (170 cv) e uma bateria de 58 kWh na versão de entrada, com variantes sendo equipados com a unidade de 168 kW (228 cv) com tração traseira e bateria de 77,4 kWh. O sedã elétrico pode contar ainda com uma versão de tração integral de 229 kW (325 cv) e acumuladores de 77,4 kWh. O possível modelo top de linha poderia levá-lo a 430 kW (585 cv) como no Kia EV6 GT.

A Hyundai revelou o Ioniq 6, mas ainda não divulgou as especificações e data de lançamento ou mesmo preços. A imprensa europeia aposta em uma chegada ao mercado no primeiro semestre de 2023 e preços na casa dos 50.000 euros (R$ 274.900).