O Chevrolet Bolt é um carro elétrico crucial para a GM, mas seu destino já começa a ser selado. A partir de 2023, em meio à chegada de uma moderna linha de veículos elétricos baseados na arquitetura Ultium, desenvolvida pela própria empresa, o modelo compacto terá que conviver com as novidades na linha de produção, embora ainda não haja uma data definida para a sua aposentadoria.
De acordo com a fala do vice-presidente de Marketing da GM, Steve Majoros, ao Detroit Free Press, o Chevrolet Bolt não estará mais no portfólio da marca em 'X' anos. O executivo destacou a importância do carro elétrico para a empresa, mas ressaltou que o portfólio mudará. No entanto, ele falou simplesmente do 'Bolt', sem especificar o hatchback ou o SUV Bolt EUV.
"A Bolt estará em nosso portfólio 'x' daqui a alguns anos? Não, não estará. É um ótimo produto agora. Estará conosco por algum tempo. Mas à medida que escalamos e aumentamos o volume aqui, os portfólios mudam "
Acreditamos que o Bolt EUV terá uma sobrevida maior, mas isso é apenas uma opinião por enquanto. Vale lembrar que em anúncio recente a GM destacou que o Brasil estará na rota global dos futuros carros elétricos, sendo que os modelos Equinox EV, Blazer EV e Bolt EUV já estão com o lançamento confirmado por aqui e o primeiro a chegar deve ser o SUV do Bolt, já em 2023.
De fato, segundo a própria GM, o Chevrolet Equinox chegará ao mercado norte-americano com um preço inicial estimado em US$ 30.000 (R$ 163.000) o que é um destaque para um carro desse porte. Caso se concretize, o SUV elétrico será bastante competitivo frente aos principais rivais.
Há poucas semanas, a Chevrolet foi ousada e baixou o preço dos modelos Bolt e Bolt EUV nos Estados Unidos, para US$ 26.595 (R$ 144.300) e US$ 28.195 (R$ 153.053), respectivamente, o que deixou os modelos mais competitivos naquele mercado.
Isso foi feito quase que de forma simultânea ao lançamento da linha Bolt/Bolt EUV 2023, cuja produção teria início em julho, mas foi adiada, de acordo com a apuração do site GM Autorithy. Ou seja, mais problemas na produção do Bolt após o inferno que a montadora enfrentou de agosto de 2021 a maio deste ano por conta do recall de baterias defeituosas produzidas pela sul-coreana LG.
O executivo ainda completou dizendo que o Bolt "estará conosco no futuro próximo e, à medida que aumentarmos o portfólio, revisaremos a estratégia por trás disso, então..."
Fica claro que haverá uma reestruturação da capacidade de produção, mas que ainda não matará a Bolt. Ao menos não por enquanto. Vale destacar que a GM fez um investimento impressionante de US$ 7 bilhões em suas instalações norte-americanas para a produção de veículos elétricos, e isso inclui Orion Assembly, local onde o Bolt é produzido atualmente.
Dessa forma, o Bolt irá compartilhar a linha de montagem a picape elétrica Silverado EV e a futura GMC Sierra. Nesse sentido, Majoros disse que a produção do Bolt “continuará durante a conversão da planta”. Ou seja, ele ainda terá uma sobrevida e não deve desaparecer tão rápido assim.
Fonte: Detroit Free Press via Carbuzz
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