O novo Chevrolet Blazer elétrico foi revelado de forma oficial. O SUV elétrico, que já está confirmado para o Brasil, é o primeiro veículo de passeio da Chevrolet montado na arquitetura Ultium da GM e se destaca pelo visual agressivo, tecnologia de ponta, alto desempenho, ampla gama de versões e autonomia de mais de 500 km, dependendo da versão. 

Previsto para chegar ao mercado a partir de meados de 2023, o novo Chevrolet Blazer EV é parte de uma nova família de veículos elétricos que tem a missão ambiciosa de colocar a GM no topo das vendas de modelos zero emissões globalmente. 

Galeria: Chevrolet Blazer EV

"O Blazer EV 2024 estabelece um novo tom para os SUVs elétricos, com opções e tecnologias intuitivas que ajudam a posicionar a Chevrolet na liderança em um dos segmentos de crescimento mais rápido de VEs", disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet.

"Junto com o novíssimo Silverado EV e Equinox EV que vem no próximo ano, estamos dando grandes passos para oferecer mais opções para veículos com zero emissões de escape - escolhas que tornam a mudança para um VE mais fácil do que nunca".

Pra começar, o SUV elétrico chama a atenção pelo belo visual, que pode ser considerado agressivo, dado o tipo de veículo, e aposta em linha dinâmicas e muitos vincos, emprestando ainda, elementos de carros esportivos da Chevrolet, como o Camaro e o Corvette. 

Construído sobre a arquitetura Ultium, que se destaca pelo posicionamento estrutural do conjunto de baterias para um centro de gravidade mais baixo, o Blazer EV contará com uma variedade de opções de trem de força (tração dianteira, traseira ou integral) e baterias. O SUV estará disponível nas versões LT1, LT2, RS e também na linha esportiva SS, além de uma variante desenvolvida especificamente como viatura policial e baseada no modelo SS.  

Enquanto a versão LT terá uma aparência monocromática e rodas de 19", o modelo RS terá mais apelo esportivo e rodas de 21", ficando a SS com um visual mais agressivo, com pintura externa em duas cores (teto preto), aliados a rodas exclusivas de 22", entre outros elementos. 

Chevrolet Blazer EV SS interior close-up

Além disso, as variantes RS e SS terão uma assinatura de luzes externas em LED com sequências de iluminação diferenciadas, que são ativadas quando o motorista se aproxima ou se afasta. Outro elemento interessante é a iluminação na barra frontal que transmite o estado de carga durante o processo de carregamento - a sequência de iluminação vai ficando mais rápida à medida em que a carga da bateria aumenta. 

Destaque na linha, a Blazer EV SS promete alto desempenho graças a um trem de força de motor duplo com capacidade de tração integral, potência combinada de 564 cv e 89,6 kgfm de torque máximo. Além disso, esta versão contará com o modo exclusivo WOW (Wide Open Watts), que, segundo a GM, permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em menos 4 segundos. 

A flexibilidade da moderna plataforma Ultium também garante múltiplas opções de escolha de baterias, com autonomia declarada de até 320 milhas (515 km) com uma carga completa. 

Chevrolet Blazer EV - autonomia:

  • Blazer EV LT1 - 397 km
  • Blazer EV LT2 - 471 km
  • Blazer EV RS - 466 km
  • Blazer EV SS - 515 km
Porta de carregamento - Chevrolet Blazer EV 2024

A Chevrolet ainda não revelou todos os detalhes e especificações, mas falando sobre carregamento, o Blazer EV poderá ser recarregado com até 11,5 kWh em corrente alternada e até 190 kW de potência em corrente direta, o que permitirá, segundo as estimativas da GM, recarregar 125 km em apenas 10 minutos usando um carregador ultrarrápido. 

Por dentro, o Blazer EV se destaca pelo amplo espaço, assoalho plano e segue a inspiração em carros esportivos da Chevrolet em elementos como o volante de fundo plano e iluminação personalizada para os modelos RS e SS. A cabine utiliza materiais suaves ao toque e sustentáveis em sua construção, possui uma grande tela de 17,7", que centraliza as funções de multimídia e configurações adicionais do veículo, e um quadro de instrumentos digital de 11".

Em termos de inovação, o destaque fica por conta da tecnologia de condução hands free do Super Cruise para estradas compatíveis nos Estados Unidos e Canadá. Também estarão disponíveis recursos avançados de segurança como frenagem automática reversa e assistente avançado de estacionamento.

Não há botão para partida do veículo elétrico: com o sistema de partida 'mãos livres', o motorista simplesmente pisa no pedal do freio após fechar a porta e o Blazer EV está pronto para rodar. Além disso, o sistema de navegação inteligente realiza o planejamento de rodas até a estação de recarga mais próxima.

Interior Chevrolet Blazer EV LT 2024

A porta de carregamento possui abertura elétrica e o SUV elétrico também conta com a condução One Pedal, que maximiza a recuperação de energia de frenagem para a bateria. 

Outra inovação do Blazer EV é a chamada Ultifi11, a nova plataforma de software para veículos da GM, ela separa o software do hardware do veículo para permitir a entrega frequente e sem problemas de recursos, aplicativos e serviços de atualização online. 

"A flexibilidade da Plataforma Ultium permitiu que nossas equipes de projeto e engenharia desenvolvessem o Blazer EV para oferecer uma gama sem precedentes de desempenho e características de direção", disse Hayes.

Lançamento em 2023

O novo Chevrolet Blazer EV estará à venda a partir de meados de 2023, inicialmente nas versões LT2 e RS, que custarão US$ 47.595 (R$ 257.500) e US$ 51.995 (R$ 281.200), respectivamente. Mais adiante será a vez do modelo SS, que custará US$ 65.995 (R$ 357.000), seguido pelo modelo de frota LT1 e PPV (versão para a polícia) no 1º trimestre de 2024.

Confirmado para o Brasil

Com produção na fábrica da GM em Ramos Arizpe, México, que fabrica o Blazer atual, o novo Blazer EV foi confirmado recentemente para o Brasil. Na verdade, o SUV elétrico ainda não tem uma data exata para desembarcar por aqui, mas virá na sequência do Bolt EUV, a versão SUV do Bolt que chegará no início do ano que vem - acreditamos que o Blazer EV será lançado por aqui ainda em 2023, dada nova estratégia de eletrificação da empresa.