A Hyundai declara de forma oficial que planeja lançar um carro elétrico acessível para o mercado europeu, embora isso não vá acontecer imediatamente. A marca coreana lançou recentemente o Hyundai Ioniq 5 e tem planos para dar continuidade à família com vários lançamentos de veículos elétricos. 

A Hyundai e a Kia mergulharam na eletrificação há algum tempo, e modelos "básicos" mais acessíveis já estão disponíveis há algum tempo. Estamos falando de Hyundai Kona Electric, Kia Soul EV e Kia Niro EV. No entanto, o Ioniq 5 – assim como o Kia EV6 – são os primeiros carros elétricos construídos em uma plataforma global especificamente desenvolvida para veículos elétricos.

Galeria: Hyundai i10 Electric revelado em Frankfurt

Enquanto o Ioniq 5 é um rival do Tesla Model Y, a Hyundai trará o sedã Ioniq 6 para o mercado, que competirá com o Tesla Model 3. Dentro de poucos anos, a marca sul-coreana pretende lançar o SUV Ioniq 7 com três fileiras de assentos. 

Além da crescente lista de veículos elétricos atraentes da Hyundai que competirão com nomes como Tesla, Ford e outros, a marca também vê a importância de opções orientadas ao custo-benefício, especialmente para a Europa.

Hyundai Ioniq 5

Dito isto, de acordo com o diretor de marketing da Hyundai Motor Europe, Andreas-Christoph Hofmann, a marca se comprometeu a trazer um carro totalmente elétrico de entrada para o mercado na Europa. No entanto, Hofmann ficou claro que o "minicarro movido a bateria" vai levar algum tempo para entrar em produção.

De acordo com Hofman, a Hyundai está buscando um preço inicial na faixa de 20.000 euros (R$ 110.000), assim como a Volkswagen. Ele disse em um Congresso automotivo em Praga, n República Tcheca.

"Todo mundo na indústria sabe que o alvo deste tipo de veículo é 20.000 euros."

Hofman acrescentou que, até 2030, a Hyundai terá lançado 11 veículos totalmente elétricos, além do Ioniq 5. O sedã Ioniq 6 está programado para chegar à Europa antes do final de 2022, mas não estará disponível na maioria dos mercados até o início de 2023, ou ainda mais tarde.

O executivo também explicou que o Ioniq 7 é mais voltado para os EUA, já que muitos clientes norte-americanos tendem a ser fãs de veículos maiores. No entanto, alguns fãs de VEs provavelmente argumentariam que um minicarro elétrico acessível poderia vender muito bem nos Estados Unidos.