GM mantém meta de desbancar a Tesla nas vendas de carros elétricos em 2025
Receita será combinar veículos elétricos de luxo com carros de longo alcance a preços acessíveis
A CEO da General Motors, Mary Barra, está reafirmando o objetivo de ultrapassar a Tesla nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos até meados desta década.
Em uma nova entrevista à Associated Press, a executiva disse estar confiante de que a GM pode desbancar a Tesla com veículos especiais de preço mais alto e carros elétricos de longo alcance a preços que as pessoas podem pagar.
A meta da GM continua muito ambiciosa, visto que a montadora vendeu apenas 25.000 veículos elétricos nos EUA no ano passado, menos de um décimo dos cerca de 325.000 emplacados pela Tesla. E os números deste ano não parecem melhores na esteira do recall do Bolt EV/EUV, com a GM vendendo cerca de 7.300 VEs no segundo trimestre nos EUA, incluindo picapes GMC Hummer EV e vans comerciais BrightDrop.
Para vencer a Tesla em apenas dois anos e meio, a GM terá que lutar não só contra o fabricante de veículos elétricos de Elon Musk, mas também a inflação crescente, o aumento das taxas de juros, os custos de matérias-primas crescentes e a escassez global de chips.
Outro obstáculo que a GM terá que enfrentar é a relutância dos consumidores dos EUA em migrar para VEs, que só compõem cerca de 5% do mercado de veículos novos no país. Dito isto, Mary Barra continua confiante de que a General Motors pode se tornar a líder de vendas de veículos elétricos dos EUA em 2025.
"Para realmente chegar a 30, 40, 50% de VEs sendo vendidos, você tem que apelar para as pessoas que estão na faixa de preço de US$ 30.000 a US$ 35.000."
Mary Barra, CEO da GM
A montadora já cortou o preço inicial do Chevrolet Bolt para cerca de US$ 26.000 (R$ 140.000) e está planejando lançar o SUV elétrico Equinox EV por cerca de US$ 30.000 (R$ 162.000) no segundo semestre de 2023 e o Blazer EV de US$ 45.000 (R$ 244.000) em meados do ano que vem.
Estes veículos elétricos "acessíveis" se juntarão ao SUV elétrico de luxo Cadillac Lyriq, o Hummer EV nas variantes picape e SUV, e as próximas picapes elétricas Chevrolet Silverado EV e GMC Sierra Denali EV para enfrentar a Tesla.
Segundo Mary Barra, isso é apenas o começo, já que a GM planeja oferecer 30 veículos movidos a bateria em todo o mundo até 2025. "O que estamos preparando, está no coração do mercado", disse ela, sem dar detalhes.
A executiva acrescentou que a GM espera manter os preços relativamente baixos, apostando em avanços na química das células para reduzir os custos das baterias, compensando aumentos maciços de preços para lítio e outros elementos-chave das baterias.
Fonte: AP News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia