A participação de mercado de veículos elétricos da Tesla pode cair dos atuais 70% para apenas 11% até 2025, em face do aumento da concorrência da GM e da Ford de acordo com a última edição do estudo anual "Car Wars" do Bank of America Merrill Lynch.

De acordo com o autor da pesquisa, John Murphy, analista sênior de automóveis do Bank of America Merrill Lynch, os dois gigantes de Detroit ultrapassarão a Tesla em meados da década, quando cada um terá cerca de 15% de participação de mercado de veículos elétricos. 

Tesla Model Y e Model 3

Isso representa um aumento de cerca de 10% de participação de mercado na comparação com a posição atual dessas duas montadoras, com novos produtos como as picapes elétricas F-150 Lightning e Silverado EV que devem impulsionar esse crescimento surpreendente.

"Esse domínio que a Tesla tinha no mercado de veículos elétricos, particularmente nos EUA, chegou ao limite. Ele vai mudar descontroladamente na direção oposta nos próximos quatro anos.

John Murphy, analista sênior de automóveis Bank of America Merrill Lynch

Mustang Mach-E GT em Grabber Blue e Cyber Orange Metálico

Murphy acredita que a Tesla perderá sua posição dominante no mercado de veículos elétricos porque não está expandindo sua linha de modelos de forma rápida o suficiente para acompanhar tanto as montadoras tradicionais quanto novas startups que estão aumentando seus portfólios de VEs. 

O analista diz que o CEO da Tesla, Elon Musk, teve um vácuo nos últimos 10 anos para operar onde não havia muita concorrência, mas "esse vácuo será preenchido de forma maciça nos próximos quatro anos por um produto muito bom."

Chevrolet Equinox elétrico

A Tesla atrasou o Cybertruck várias vezes e os planos para a próxima geração do Tesla Roadster também foram adiados. De acordo com as últimas atualizações da empresa, tanto a picape elétrica quanto o carro esportivo entrarão em produção em algum momento do próximo ano.

"[Elon] não se moveu rápido o suficiente. Ele tinha uma arrogância tremenda de que [outras montadoras] nunca o alcançariam e nunca seria capaz de fazer o que está fazendo, e eles estão fazendo isso."

Executivos da Ford e da GM disseram que planejam conquistar de maior fabricante de carros elétricos da Tesla ainda nesta década. A Ford estima que irá produzir 2 milhões de veículos elétricos em todo o mundo até 2026, enquanto a GM diz que terá uma capacidade de mais de 2 milhões de VEs na América do Norte e na China combinados até 2025.

Outras previsões do estudo "Guerras De Carros" deste ano incluem o fato de que cerca de 60% dos novos modelos lançados até o ano modelo 2026 serão elétricos ou híbridos e que as vendas de VEs aumentarão para pelo menos 10% do mercado dos EUA nesse período.