A Volkswagen parece estar otimista com os progressos a curto prazo, observando que a diminuição da escassez de semicondutores começa a compensar os gargalos da cadeia de suprimentos e o aumento dos custos na produção de carros elétricos. 

De acordo com a Reuters, o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, disse que a empresa está "ganhando mais do que nunca" e aumentando a produção de veículos elétricos em seus maiores mercados - Alemanha e China.

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em Emden

Espera-se que tudo isso permita ao fabricante alemão reduzir a distância em termos de veículos elétricos entre a Volkswagen e a Tesla, a caminho de se tornar o número 1 globalmente até 2025. Pelo menos essa é a visão de Diess, que também aponta que a posição de Tesla enfraquecerá bastante. 

Herbert Diess disse que os problemas da Tesla nas fábricas Giga Berlin-Brandenburg e Giga Austin, além da expansão da Giga Xangai, irão minar a força da Tesla:

"Elon (Musk) tem que ampliar duas fábricas de alta complexidade em Austin e Gruenheide ao mesmo tempo - bem como expandir a produção em Xangai. Isso vai tirar força dele."

Volkswagen ID.5 - produção em série (2)

O número 1 da Volkswagen gosta de dizer coisas desse tipo de vez em quando. No início deste mês, ele também disse que a "a corrida" com a Tesla será apertada, mas notamos que, no que diz respeito ao primeiro trimestre, o Grupo Volkswagen não é nem o número 2 em termos de volume de produção de veículos elétricos.

Por outro lado, a Tesla realmente tem alguns problemas (como basicamente todos os fabricantes - incluindo a Volkswagen) para resolver. No caso do Texas, pode ser principalmente a disponibilidade das novas células de bateria cilíndrica 4680.

A transição para o estágio de produção padrão na Alemanha foi mais lento do que o previsto inicialmente (incluindo as matérias recentes sobre entregas atrasadas), mas também há notícias sobre o acréscimo do terceiro turno no início do próximo mês. Enquanto isso, a fábrica chinesa está se recuperando de bloqueios e se preparando para uma modernização.

Ainda não temos todos os elementos suficientes para avaliar a tese de Herbert Diess, mas continuamos cautelosamente otimistas, pois a Tesla tem um histórico comprovado de superar desafios de forma muito eficaz. Em questão de alguns dias, veremos os números de produção e vendas do 2º trimestre da Tesla, o que nos dará mais elementos para entender a situação.