Tesla produz 1.000 unidades do Model Y por semana na fábrica de Berlim
A giga-fábrica alemã está aumentando gradualmente o ritmo de produção, mas ainda há um longo caminho pela frente
É oficial. A Tesla acaba de anunciar que a giga-fábrica Berlin-Brandenburg, localizada em Grünheide, na região de Berlim, produziu o Model Y número 1.000 em uma única semana. Este é um passo importante para a fabricante norte-americana de veículos elétricos que acelera o ritmo para satisfazer a demanda de seus clientes.
Elon Musk parabenizou a equipe como de costume através de um tweet no qual está escrito: "Parabéns à equipe Giga Berlin por fazer mais de 1.000 carros em uma semana!"
Ao produzir 1.000 unidades por semana, a fábrica alemã deve ser capaz de montar 50.000 Tesla Model Y por ano. Embora esse número pareça alto, lembre-se que a planta tem uma meta muito mais ambiciosa, a de produzir mais de 500.000 unidades por ano! Então, ainda há um bom caminho a ser percorrido.
Galeria: Tesla Gigafactory Berlin
No entanto, segundo o site Electrek, após a inauguração da fábrica em março passado o ritmo de produção aumentou mais lentamente do que o esperado. A Giga Berlin deveria inicialmente produzir 1.000 unidades por semana já a partir de abril, mas o fabricante americano teria encontrado alguns problemas pelo caminho.
Vale lembrar que a Giga Berlin só produz o Tesla Model Y Performance. O SUV elétrico é alimentado por células de bateria cilíndricas do tipo 2170. As outras versões do Tesla Model Y devem entrar em produção na fábrica alemã em breve.
Deve-se notar que desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a indústria automotiva vem enfrentando dificuldades de produção devido à escassez. Tesla não é imune. Troy Teslike relata que nos primeiros três meses - março, abril e maio - o Giga Berlin produziu 8865 Tesla Model Y. Para colocar esse número em perspectiva, isso é metade do que giga Xangai produziu no lançamento do Model 3 e Model Y.
Finalmente, saiba que a Tesla está em processo de redução de sua força de trabalho em todo o mundo. Ex-funcionários da Tesla testemunham no Linkedin. Eventualmente, a Tesla poderia cortar 10% de sua força de trabalho total, ou cerca de 10.000 funcionários. Isso não se aplica aos trabalhadores envolvidos nas linhas de montagem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla