A trajetória do carro elétrico está definida e não há como voltar atrás. Com o impulso europeu pela descarbonização, os incentivos cada vez mais difundidos e a onda de novos modelos nos últimos anos, os avanços em termos de participação no mercado estão aí para quem quiser ver.

E as montadoras, aproveitando uma série de fatores - melhores economias de escala e avanços tecnológicos em primeiro lugar - já haviam iniciado a contagem regressiva para o ponto de ruptura entre os custos de veículos elétricos e carros com motores a combustão. Se o ponto de chegada for claro e definido, será necessário considerar, no entanto, que o novo contexto global pode agora apresentar novos desafios.

Fiat Concept Centoventi

O nó da inflação

Pandemia, guerra, crise de chips, aumento dos custos das matérias-primas: foi isso que balançou os planos das montadoras. E agora os carros elétricos mais acessíveis, aqueles que devem chegar ao mercado com preços entre 20.000 e 25.000 euros, exigirão ainda mais esforço. Previstos essencialmente para 2024-2025, eles poderiam ser ligeiramente adiados, ou chegar dentro dos prazos estabelecidos, mas com custos um pouco mais altos.

Pegue o caso Volkswagen. Seu carro elétrico, antecipado pelo conceito Cupra UrbanRebel e esperado em 3 anos, deve partir de 20.000 euros. Mas Werner Tietz, chefe de desenvolvimento da marca, continua cauteloso. "A inflação a 7% ao ano pode ser um problema", disse o executivo citado pelo Automotive News Europe.

VW ID.life (2021)

Segundo o Eurostat, de fato, a inflação anual da UE em abril foi de 7,4%, e em maio foi de 8,1%. Se a tendência não desacelerar, até 2025 o aumento dos preços será substancial demais para poder atender às previsões. Mas a esperança, é claro, é que a situação possa se normalizar.

De qualquer forma, para a construção do citycar elétrico da marca Cupra e dos outros dois que serão feitos sob as marcas Skoda e Volkswagen, a Espanha foi escolhida, justamente para dar uma segurada nos custos em comparação com a Alemanha.

Renault 5

O que os outros estão fazendo

Nesse cenário complexo, por enquanto os outros grandes grupos continuam na rota traçada. A Stellantis visa carros elétricos acessíveis especialmente com a Fiat, que após o 500 dará vida a um modelo que representará a alternativa de emissão zero do Fiat Panda. Enquanto isso, a Renault disse várias vezes que com o Renault 5 e depois com o Renault 4 colocará no mercado dois modelos de bateria com um preço competitivo.

Elas serão capazes de manter suas promessas? Nós veremos. Afinal, as notícias mais relevantes nesse sentido chegarão até 2024 e daqui até lá tudo pode acontecer. Sem esquecer de olhar para a China, onde carros elétricos de baixo custo já são uma realidade e onde cada vez mais fabricantes conhecidos por nós, ocidentais estão tentando iniciar colaborações e parcerias.

Enquanto isso, a Tesla, após as muitas proclamações sobre o carro de US$ 25.000, congelou o projeto, preferindo focar no caminhão Semi, no Cybertruck e no Roadster.

Uma coisa é certa em qualquer caso: agora, mais do que nunca, o progresso tecnológico e a pesquisa serão os fatores-chave para poder montar a transição: aqueles que seguem esse caminho terão a oportunidade de obter uma importante vantagem competitiva. E isso se aplica tanto aos fabricantes quanto aos países.

Galeria: Cupra UrbanRebel Concept - apresentação