A Cadillac está em um momento de transformação, acompanhando a decisão da General Motors, dona da marca, de vender somente carros elétricos a partir de 2035. E um dos modelos mais importantes será o Cadillac Celestiq, antecipado por um conceito que adianta o futuro modelo topo de linha.

Inspirado na herança de 120 anos da marca, o Celestiq é uma demonstração do que as equipes de design e engenharia da Cadillac buscam realizar com a versão de produção do sedã, conforme o projeto chega perto de sua conclusão.

Os designers e engenheiros usaram como fontes os icônicos sedãs da Cadillac do passado, como os modelos com motor V16 do período pré-guerra e o Eldorado Brougham de 1957, feito à mão. A marca diz que o conceito ganhou vida usando métodos inovadores de produção e novas tecnologias, tornando-se o ápice da herança da empresa.

"Estes veículos representaram o ápice do luxo de suas respectivas eras, e ajudaram a fazer a Cadillac um padrão mundial. O conceito Celestiq - também um sedã, porque a configuração oferece a melhor experiência de luxo - aproveita este pedigree e captura o espírito que expressavam."

Tony Roma, engenheiro-chefe da Cadillac

Para criar o Celestiq, os designers ainda se inspiraram na arquitetura clássica, com a plataforma Ultium para VEs permitindo transformar sua visão em realidade.

O Celestiq adota uma carroceria de um sedã fastback bem esguio, com um caimento do teto que termina com um vidro traseira longo e curvo, e apresenta elementos bem definidos como seu capô longo, superfícies suaves (com maçanetas escondidas), luzes em LED que parecem jóias, grade frontal iluminada e enormes rodas otimizadas para a aerodinâmica. A identidade de design parece ser uma evolução do conceito Cadillac Escala de 2016 e do SUV elétrico Lyriq.

Galeria: Cadillac Celestiq Concept

A Cadillac diz que o Celestiq considera todo o ato de viajar como uma "experiência com curadoria com a intenção de evocar uma resposta emocional."

O interior suntuoso é onde isto fica mais aparente, com a Cadillac dizendo que a cabine usa os melhores materiais genuínos, uma atenção excepcional aos detalhes e tecnologias inovadoras, tudo para criar um espaço que parece um lounge. Assim, parece ter sido feito sob medida, desde o volante até os bancos de couro na cor vermelha, iluminação ambiente e outros detalhes.

Outro ponto chamativo da cabine são as cinco telas de LED de alta definição. Começa com uma tela de 55 polegadas que engloba a central multimídia e o painel de instrumentos. Logo abaixo está um segundo display para o ar-condicionado. Os passageiros da segunda filera tem uma tela no console central e mais duas posicionadas nos encostos dos bancos dianteiros.

O carro ainda traz duas novas tecnologias, chamadas Smart Glass Roof e Ultra Cruise. O Smart Glass Roff permite variar a iluminação vinda de fora do carro, graças a um sistema de suspensão de partículas. Assim, é possível escolher o quanto da luz de fora irá iluminar cada uma das quatro zonas delimitadas pela tecnologia. O cuidado com a privacidade é tão grande que até o passageiro dianteiro pode assistir um vídeo e impedir que o motorista consiga ver o conteúdo. Já o Ultra Cruise é a versão mais atual do sistema de condução autônoma da GM.

Estas tecnologias estão sendo mostradas no Celestiq, mas a marca diz que estarão na versão de produção, para que seja o Cadillac mais avançado já feito. Infelizmente, a GM não divulgou mais nenhuma especificação do sedã elétrico, afirmando apenas que dará mais detalhes da versão de produção ainda este ano.

Não podemos te dizer quando o Celestiq chegará às ruas, pois a Cadillac revelará a data de lançamento em outro momento. Tudo o que sabemos é que o sedã mais luxuoso da empresa será o primeiro carro a ser feito a mão no novo centro técnico em Michigan (EUA), criado após um investimento de US$ 81 milhões. Rumores dizem que o Celestiq custará cerca de US$ 300 mil (R$ 1,63 milhão) e será o carro mais personalizável da história da GM.