Expandindo sua operação global, a BYD anuncia a entrada no mercado de veículos de passageiros do Japão. A gigante chinesa estreará de forma oficial na terra do sol nascente com três modelos de carros elétricos (Dolphin, Atto 3 e Seal), que começam a ser vendidos a partir do início de 2023.
O anúncio foi feito neste fim de semana em uma conferência realizada no Japão onde o cronograma de lançamentos começa com o SUV elétrico compacto Atto 3, que será lançado em janeiro de 2023 - esse modelo foi lançado recentemente na Austrália.
O segundo modelo será o BYD Dolphin, um carro elétrico do porte de um VW ID.3 que está cotado para o Brasil e programado para o mercado japonês em meados de 2023, sendo o último o novo BYD Seal, lançado recentemente como um rival para o Tesla Model 3 que estreará no segundo semestre do ano que vem por lá.
Todos os três carros elétricos são baseados na nova plataforma e3.0 desenvolvida internamente pela BYD e alimentados pelas baterias de lâmina (Blade). Segundo a BYD:
"esses três modelos trazem mais opções e melhoram ainda mais o mercado local de veículos elétricos de passageiros".
Nesse contexto, será interessante acompanhar a resposta das montadoras locais Toyota e Honda, que por lá ainda apostam forte nos carros híbridos e verão cada vez mais marcas estrangeiras oferecendo carros elétricos em seu mercado.
No entanto, é estranho a marca chinesa não anunciar logo de cara o BYD Han, seu carro elétrico topo de linha que já está disponível na maioria dos mercados internacionais onde atua (inclusive aqui no Brasil) e também é o seu modelo mais vendido na China.
Vale lembrar que a BYD não é exatamente uma novidade no Japão, pois a empresa já vendia vários produtos por lá, incluindo baterias recarregáveis (desde 1999), produtos de energia solar, ônibus elétricos a bateria e empilhadeiras elétricas, entre outras coisas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia