Corrida pela bateria sólida com 1.000 km de alcance tem novo competidor
Apoiada pela Great Wall, a Svolt atingiu 400 Wh/kg de densidade energética com a quinta geração de acumuladores
A NIO anunciou que está pronta para comercializar suas baterias de estado sólido para carros elétricos ainda este ano. Mas na China a corrida para esta tecnologia é muito acirrada e até mesmo a Svolt, uma empresa nascida com o apoio da Great Wall, afirma ter alcançado progressos importantes neste campo.
Especificamente, Svolt relatou ter desenvolvido e testado com sucesso células de 20 amperes com um eletrólito sólido à base de sulfeto.
Meta de 1.000 km
As novas células de estado sólido de Svolt teriam uma densidade energética entre 350 e 400 Wh/kg. Esse valor sugere que as baterias automotivas feitas com essa tecnologia, que atualmente é protegida por 109 patentes, podem atingir alcances de até 1.000 km.
Antes de vê-las no mercado, no entanto, as células Svolt terão que passar por outros testes e refinar o seu desenvolvimento. Por enquanto, eles passaram com sucesso nos testes de penetração e aqueles de resistência de temperaturas de até 200 graus.
Uma célula em constante crescimento
A nova célula de estado sólido da Svolt, entretanto, também tem chamado a atenção por seu tamanho. A empresa, com este último protótipo, teria conseguido fazer a quinta geração deste tipo de bateria.
Inicialmente, a empresa chinesa havia trabalhado com pequenas células, da ordem de mAh. Depois chegou a 1 Ah e posteriormente 5 e 10 Ah. Agora chegamos a 20. O progresso foi alcançado através do trabalho conjunto do Centro de Inovação de Baterias de Lítio Wuxi da Svolt e do Instituto Ningbo de Tecnologia & Engenharia de Materiais.
Os dois institutos também estão aperfeiçoando os métodos de produção a fim de atingir a produção em massa, que por enquanto ainda está um pouco distante devido a problemas com a produção do eletrólito de sulfeto sólido e outros componentes necessários para o funcionamento adequado.
A Svolt, a propósito, está engajada em várias frentes. Na verdade, também anunciou novidades interessantes sobre o tema das baterias de lítio-ferro-fosfato para veículos elétricos e outros acumuladores sem cobalto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030